Locaweb Edição 110
// revista locaweb 39 // capa / ecossistema do e-commerce N ão adianta ter uma loja virtual linda e trabalhar com um sistema de pagamento fraco. “Assim como no meio físico, o consumidor escolhe o produto ou serviço no ambiente digital de acordo com sua possibilidade. Se a loja vender apenas por boleto, por exemplo, muita gente pode não se sentir confortável em seguir em frente. Às vezes, o consumidor não tem aquele valor disponível e preferiria pagar parcelado com um cartão de crédito. Portanto, quanto Sistema de pagamento É preciso oferecer o máximo possível de opções de pagamento ao público para impedir que ele desista da compra, segundo Marco, da Yapay Além disso, é preciso investir em recursos que tragam praticidade. “Se o usuário já tiver feito um pedido por meio de um sistema como o da Yapay, por exemplo, ele não vai precisar inserir todos os dados novamente em outro e-commerce que use a mesma plataforma de pagamentos. Armazenamos apenas dados essenciais, e não de transações, mas eles funcionam como um pré-cadastro. Isso ajuda a finalizar compras de uma forma bem mais ágil”, destaca o especialista. Um bom sistema de pagamento ainda deve proteger o lojista virtual contra fraudes e outros tipos de problemas. “A dica, principalmente para os pequenos e médios negócios, é trabalhar com uma solução que ofereça diversas operações, mas com análise de risco inclusa”, indica Marco. “Se você tiver um faturamento de R$ 20 mil e sofrer uma fraude de R$ 5 mil, por exemplo, o impacto é grande”, completa e profissional. Alguns serviços contam com segurança bilateral. Vale a pena se assegurar em relação a itens como análise de risco e cobertura de 100% do valor de chargebacks (estornos), mediante comprovação de entrega do produto ou serviço. Plataformas que oferecem sistema de disputa (bloqueio de pagamento realizado pelo comprador por alguns dias a partir da aprovação do pedido) para os clientes que tiverem algum problema também são importantes, uma vez que garantem que eles se sintam ainda mais confiantes para concluir as compras sem medo. mais opções o e-commerce oferecer, melhor”, conta Marco Aurélio Bonini Galvão, Branding e Comunicação da Yapay, solução de pagamentos online. Também vale a pena buscar ferramentas que ofereçam checkout transparente (quando o usuário realiza a compra dentro da loja virtual). Isso porque direcionar o consumidor a uma página fora do site, com outro URL, pode provocar desconfiança e fazer com que ele abandone a compra.
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