Locaweb Edição 110
38 // capa / ecossistema do e-commerce // revista locaweb @revistalocaweb A s plataformas de e-commerce facilitam tanto a criação quanto a administração e o processo de expansão das lojas virtuais. Elas funcionam como a base dos negócios online, permitindo desenvolver um site do zero, adicionar novas funções de forma prática, acompanhar pedidos, realizar integrações com outras ferramentas (como as de pagamentos, marketplaces e logística) e até criar estratégias de marketing, como as que usam cupons de desconto. “A plataforma precisa ser vista como o ‘descomplicador’ da loja virtual”, conta Dieter Fritsch, COO da Dooca Commerce, empresa que trabalha com soluções para e-commerce. Uma das principais vantagens de recorrer a esse tipo de tecnologia é que até pessoas sem experiência em TI e desenvolvimento conseguem criar ou adaptar seus próprios sites. Isso porque a plataformas costumam oferecer recursos como layouts prontos e editáveis, facilidade para cadastrar produtos e até compatibilidade para navegação em diferentes dispositivos. Pedro Henrique Sobral, gerente de Branding e Comunicação da Tray, especializada em marketing de relacionamento digital, recomenda que os empreendedores trabalhem, desde o início, com plataformas compatíveis com suas projeções de crescimento. “A melhor opção é aquela que consegue seguir as tendências de mercado, além de ter planos e recursos que acompanhem o desenvolvimento do lojista. No início, o e-commerce pode ser mais enxuto. Entretanto, A base do e-commerce com o passar do tempo, é possível que ele expanda para novos nichos de atuação ou veja o público crescer. Caso isso aconteça, é necessário ter a segurança de que será possível ampliar a operação sem qualquer tipo de problema”, diz. Dieter ressalta outro ponto importante dessa parte do ecossistema do e-commerce: a capacidade de indexação aos buscadores, como o Google. "Foi fundamental adaptar o sistema nesse sentido para que nossos clientes atingissem ótimos resultados orgânicos com pouco investimento”, comenta o especialista. “Plataformas que permitem conexão com ferramentas de marketing, como Google Shopping e Facebook Catalog, também se inserem nesse contexto, porque facilitam a exposição dos produtos”, finaliza. Pedro Henrique, da Tray, indica apostar, desde o início, em uma plataforma que consiga acompanhar o crescimento do negócio Sistema deve oferecer boa capacidade de indexação em buscadores como o Google, diz Dieter, da Dooca Commerce
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