Locaweb Edição 110

// revista locaweb #110 // Ano 15 (2021) Guia do e-commerce COMPLETO e- GUIACOMPLETODOE-COMMERCE // SEO: OQUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO PARA SE POSICIONARMELHOR EM BUSCADORES COMOOGOOGLE #110 ANO 15 R$15,90 DEQUEMANEIRAAREDE SOCIALDEÁUDIOPODESER ÚTILPARAASPEQUENASE MÉDIASEMPRESAS CLUBHOUSE Dacriaçãodositeàentregadoproduto,passandopor gestão,marketingeatendimento,saiba tudoquevocê precisaparaquesua lojavirtualsejaumsucesso 10DICASESSENCIAISDE INFLUENCIADORESPARA IMPULSIONARPOSTSAPARTIR DAANÁLISEDAAUDIÊNCIA MÉTRICASDO INSTAGRAM LW110.capa.indd 1 16/04/2021 11:17 Gerente de Marketing da Locaweb: Luis Carlos dos Anjos Coordenação Editorial: Flávio Carneiro Editora Europa Diretor Executivo: Luiz Siqueira Diretor Editorial e Jornalista Responsável: Roberto Araújo - MTb.10.766 Editores: Paulo Basso Jr. e Sérgio Vinícius Revisão: Danny Reis e Jaciara Carneiro Editor de Arte e Capa: Alexandre Dias (Nani) Redação: Bianca Bellucci, Leo Alves, Marcella Blass e Maria Beatriz Vaccari Publicidade São Paulo: publicidade@europanet.com.br Executivos de Negócios: Angela Taddeo, Alessandro Donadio, Elisangela Xavier,  Ligia Caetano, Renato Peron e Roberta Barricelli Desenvolvimento de Pessoal: Tânia Marilia Ribeiro Roriz e Elisangela Tokashiki A Revista Locaweb é uma publicação da Editora Europa Ltda. e do departamento de Marketing Institucional da Locaweb Serviços de Internet. A Editora Europa não se responsabiliza pelo conteúdo dos anúncios de terceiros. Distribuidor Exclusivo para o Brasil: DINAP Ltda. Distribuidora Nacional de Publicações – Rua Dr. Kenkiti Shimomoto, 1.678 CEP 06045-390 – Osasco (SP) Impressão: Grafilar 3 // ao leitor Círculo virtuoso I mpulsionado pelo novo comportamento do consumidor, forçado ao distanciamento social por conta da pandemia da covid-19, o mercado online nunca nadou a braçadas tão largas quanto agora. É hora, então, de criar uma loja virtual (independentemente de você já ter ou não um negócio físico) e colocar qualquer coisa para vender, que o sucesso está garantido, certo? Em partes. O momento é, de fato, excelente para apostar no digital. Tirar uma ideia do papel, conquistar audiência e obter lucro, porém, envolvem muitos outros fatores. Ter um e-commerce significa, em primeiro lugar, investir em criar uma marca (ou adaptá-la à internet) a partir de uma plataforma robusta, que permita que seus produtos e serviços sejam bem apresentados e o site mantenha-se sempre no ar, mesmo nas épocas mais concorridas, como as datas comemorativas. A partir daí, é preciso oferecer ao público um sistema de pagamentos eficiente, criar uma logística de estoque e entregas rentável, gerar canais de atendimento qualificados e focar a exposição, que pode ir da presença em marketplaces até as divulgações de campanhas em redes sociais. Tudo isso só para aparecer e começar a vender. Eis, então, que vem uma segunda etapa. Para as empresas que já estão prontas e precisam crescer, é possível aprimorar a comunicação com o público por meio de chatbots e outras soluções, gerenciar a presença em múltiplos canais de relacionamento, analisar métricas e estimular a jornada de vendas por meio de tecnologias avançadas, a exemplo de inteligência artificial e big data. Isso sem contar ferramentas para pontos de vendas, segurança, controle financeiro e por aí vai. Não é porque a internet é uma grande e democrática vitrine que basta entrar nela de qualquer jeito e esperar sentado pelo sucesso. O ecossistema por trás de um bom negócio online é robusto e requer muito trabalho. Por sorte, soluções para facilitar o caminho não faltam, como revela a reportagem de capa desta edição, mas é importante partir de um planejamento adequado para inseri-las no momento certo. A oportunidade de criar algo novo é imensa, mas só costuma obter bons resultados quem se cerca das melhores soluções e se esforça permanentemente. Boa leitura! Luis Carlos dos Anjos Gerente de Marketing da Locaweb luiscarlosdosanjos

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