Locaweb Edição 110
24 // memória / huawei // revista locaweb memória Gigante chinesa A HISTÓRIA DE EMPRESAS QUE SE TORNARAM REFERÊNCIAS NO MERCADO F undada em 1987, a Huawei nasceu em Shenzhen, na China. O responsável por tirar o projeto do papel foi Ren Zhengfei, empresário que, à época, atuou em parceria com cinco investidores e capitalizou 21 mil yuans (US$ 4 mil) para iniciar o negócio. A empresa começou sua história como importadora e distribuidora de PABX, mas logo assumiu uma posição intensa de pesquisa e desenvolvimento para criar suas próprias tecnologias. “De cara, a Huawei competiu com gigantes internacionais e também com fabricantes estatais chineses de equipamentos de telecomunicações”, conta José Luiz Nascimento, diretor de vendas para operadoras da Huawei Brasil. Por isso, nos primeiros anos de vida, a empresa adotou a postura de aprender com a atuação dos grandes players e, aos poucos, se consolidar no mercado. Em 1991, a companhia montou seu próprio centro de design de circuitos integrados que, mais tarde, viria a se tornar a HiSilicon – unidade de desenvolvimento de chipsets. “A partir daí, foi lançado o switch digital para telecomunicações. Isso fez com que a empresa migrasse do setor rural chinês para a área urbana do país, o que mudou completamente sua história”, afirma José Luiz. Mais de 30 anos depois, os serviços da Huawei são usados por cerca de 3 bilhões de pessoas em 170 países. O grupo oferece equipamentos de rede às operadoras, soluções de conectividade às empresas e dispositivos inteligentes aos consumidores. “Mesmo com a pandemia, a receita cresceu 19% em 2020, chegando a US$ 123 bilhões, com lucro líquido de US$ 9 bilhões”, conta o executivo. Mercado externo A marca começou a expandir para fora da China em 1997, com a exportação de redes de linha fixa de produtos para a Hutchison Whampoa, em Hong Kong. No mesmo ano, lançou produtos de Global System for Mobile (GSM) e CDMA, método de acesso a canais em sistemas de comunicação que utiliza telefonia celular e rastreamento via satélite. Logo depois, os primeiros produtos ópticos da Huawei saíram do forno, incluindo equipamentos de rede, fibra, cabo e divisores. HUAWEI COMEÇOU VENDENDO PABX E TRANSFORMOU-SE EM UMA DAS MAIORES FORNECEDORAS DE EQUIPAMENTOS PARA REDES E TELECOMUNICAÇÕES DO MUNDO MARCELLA BLASS RAIO-X I EMPRESA: HUAWEI Q FUNDAÇÃO: 1987 E ÁREA DE ATUAÇÃO: REDES E TELECOMUNICAÇÕES _ SEDE: SHENZHEN, CHINA Y ONLINE: @HUAWEIENTERPRISEBR E HUAWEI.COM/BR Nossa missão é levar o ecossistema digital para todas as pessoas, criando um mundo totalmente conectado e inteligente '' José Luiz Nascimento, diretor de vendas para operadoras da Huawei Brasil
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=