Locaweb Edição 109

53 // reportagem / gamificação // revista locaweb empresa, por meio de leituras de livros, ou ainda comemora o aniversário com o time, entre várias outras opções”, diz Cristiane. Os colaboradores podem acompanhar sua pontuação e fazer a troca por brindes como copos, camisetas, mochilas e relógios, tudo personalizado. “Notamos que em todas as atividades atreladas às milhas o engajamento é bem maior, gera mais interação e prende a atenção das equipes.” Por meio da gamificação, a Monetizze conseguiu promover uma competitividade saudável entre os colaboradores, fazendo com que eles se mantivessem engajados em relação aos assuntos internos, mesmo estando, fisicamente, à distância. “Tivemos impactos diretos na operação, pois ampliamos a visão do todo e a compreensão acerca do negócio, o que trouxe novos insights para soluções de problemas”, afirma Cristiane. Retorno positivo Diante de todos esses exemplos positivos, Fernando, da i9Ação, dá a dica: comece simples. "A melhor maneira de iniciar uma jornada de gamificação é inserir os artifícios da metodologia aos poucos e com muita clareza. Defina um objetivo e um grupo pequeno de colaboradores para fazer testes, entender a demanda e o público e enxergar as maneiras como você pode otimizar a estratégia", afirma o especialista. Vale destacar que entender e analisar a forma como a jornada se desenvolve não é tarefa restrita a quem está começando a usar o conceito. “Dentro do processo de gamificação, todos os resultados obtidos com as dinâmicas devem ser considerados”, aponta Danilo, da Ludos Pro. Isso porque eles compõem informações valiosas para avaliar a estratégia e, principalmente, gerar novos insights que ajudarão a aprimorar não apenas os processos, mas o negócio como um todo. resultados 360º, integrando os âmbitos social, familiar, físico, intelectual e profissional”, explica. “O potencial da metodologia se mostrou enorme, pois ela torna tudo mais leve e intuitivo, proporcionando um ambiente de criatividade, descoberta de talentos e geração de novas ideias”, acrescenta. Outra empresa que precisou se reinventar na pandemia foi a plataforma de infoprodutos Monetizze, que definiu que os colaboradores trabalhariam de casa até o final de 2020. “Na época, entendemos que seria necessário ter ações para potencializar o engajamento nos processos de cultura e desenvolvimento para manter a conexão entre nossos times”, conta Cristiane Lima, gerente de gente e gestão da companhia. Foi assim que surgiu o “Clube de Milhas”, estratégia de gamificação com foco em fortalecer o protagonismo e alavancar o desempenho das equipes. “A dinâmica distribui milhas para quem participa de treinamentos e desvenda enigmas a respeito da cultura da Na Monetizze, processo foi usado para melhorar o engajamento em relação à cultura da empresa, de acordo com a gerente de gente e gestão Cristiane Douglas, da Sovos, ressalta que a dinâmica aproxima times e contribui para a geração de ideias

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