Locaweb Edição 109
48 // reportagem / gamificação // revista locaweb @revistalocaweb outro nível Em busca de J ogos e ludicidade são artifícios usados desde os primeiros anos de vida das pessoas para despertar novas habilidades, competências e espírito de equipe. Mas esses tópicos não precisam ficar restritos à infância e podem ser armas poderosas no convívio em família, ao longo de toda a jornada acadêmica e, em especial, no contexto corporativo e de empreendedorismo. “O avanço da tecnologia, a democratização dos jogos e o surgimento de uma nova geração de colaboradores trouxeram para dentro das empresas a necessidade de mudanças para aumentar o engajamento e o processo de transformação do ambiente de trabalho”, conta Danilo Parise, CEO da plataforma de aprendizagem gamificada Ludos Pro. Esses fatores criaram o cenário perfeito para o uso da metodologia chamada de gamificação. O termo, que vem do inglês gamification, se refere à aplicação da estrutura dos jogos a experiências de aprendizagem. De forma simplificada, o conceito usa elementos e arquiteturas de games, em especial o design, para engajar pessoas em torno de um objetivo. Segundo pesquisa publicada no ReportLinker, esse mercado movimentou, em 2019, quase US$ 11 bilhões em todo o mundo. O mesmo estudo prevê ainda que o setor alcance até US$ 40 bilhões em investimentos até 2024. Apesar de parecer uma estratégia recente, a metodologia é extremamente antiga. “Essa dinâmica existe desde que o mundo é mundo. Os escoteiros, por exemplo, sempre foram gamificados. No dia a dia dos negócios, pode-se dizer que desde 2008 já existe muita gente aplicando esse processo sem sequer perceber”, destaca Adir Filho, head de gamificação da Play2sell. ENTENDA O POTENCIAL DA GAMIFICAÇÃO PARA OTIMIZAR PROCESSOS E RESOLVER PROBLEMAS DE TODOS OS SETORES DA SUA EMPRESA MARCELLA BLASS
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