Locaweb Edição 109
39 // capa / de pessoas para pessoas // revista locaweb conseguir a segunda via de uma nota fiscal de forma prática”, diz. Essa análise costuma ser feita com a ajuda de uma empresa de marketing, capaz de apontar os possíveis erros e como humanizá-los por meio da comunicação e de outras técnicas. Na maioria das vezes, o gargalo dos problemas está no atendimento falho. Atenção ao atendimento É frustrante para um cliente tentar contatar uma marca e não ter um retorno amigável – ou sequer isso. E tanto faz se é para solucionar um problema ou enviar um elogio. O marketing humanizado, mais uma vez, interações dos seguidores e responder a todas elas. “Acredito que o maior benefício desse formato de comunicação é a confiança e o carinho que as pessoas sentem hoje pela nossa marca. Recebemos muito mais depoimentos espontâneos, além de dicas de uso e receitas feitas pelos próprios clientes. Compartilhamos tudo isso em nossas redes sociais, o que acaba provocando uma autoridade até maior do que se nós mesmas falássemos”, destaca Jéssica D'Lima, fundadora da Flora Fiora. Outra boa recomendação para o atendimento é ter um sistema que compile o histórico do cliente. Essa estratégia pode ser usada em diferentes momentos, como na entrega de campanhas mais assertivas ou na solução de problemas. Assim, a pessoa não precisa ficar explicando o caso para cada atendente que seja vital para o processo. “Nossa comunicação, por exemplo, é feita de forma pessoal. Temos sempre o cuidado de entregar mensagens condizentes com o histórico do cliente, garantindo que ele tenha a sensação de que nos conhecemos há bastante tempo”, conta Daniel Fiuza, head of creative & brand experience da NürnbergMesse Brasil. “Recebemos retornos frequentes de consumidores agradecendo pelo envio desses e-mails. Isso mostra como estamos seguindo pelo caminho certo, pois a sensação de ter alguém te dando atenção é nítida”, completa. Vale ressaltar que a melhor técnica a ser aplicada varia entre cada negócio. O marketing humanizado tem como características não ser um método fechado, mas, uma estratégia adaptada para cada empresa. Por isso, é recomendado consultar uma agência do ramo ou profissionais especializados antes de aplicar o conceito. Daniel, da NürnbergMesse Brasil, indica que o investimento em contatos pessoais traz retorno, pois todos querem ser tratados com atenção aparece nesse cenário para trazer técnicas que deixem o relacionamento mais eficiente. A principal delas é a recomendação de atender a todas as solicitações. Curiosamente, é possível até usar um robô para isso, desde que ele conforte a pessoa e deixe-a satisfeita ao final do contato. A Flora Fiora, por exemplo, é uma rede de cosmeteria de produtos naturais que oferece total autonomia para que o cliente possa criar o próprio cosmético. Pelas mídias sociais, a empresa posta receitas e fala sobre rotinas e cuidados de beleza. Ali, o marketing humanizado ensinou que a marca podia ter relações mais verdadeiras ao incentivar as
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