Locaweb Edição 109
37 // capa / de pessoas para pessoas // revista locaweb Cultura desejada Anualmente, o LinkedIn aponta quais são as startups mais desejadas para se trabalhar no Brasil. Para listar a marca, a rede social analisa as interações geradas pelos usuários brasileiros, com foco em quatro pilares: crescimento no número de funcionários, interesse por vagas, engajamento de usuários com a empresa e seus colaboradores, e quantos talentos as startups atraíram das empresas que fazem parte da lista LinkedIn Top Companies. Na prática, funciona como um termômetro de como está sendo aplicado o marketing humanizado da companhia. A lista LinkedIn Top Startups 2020 foi divulgada em setembro do ano passado. Por conta da pandemia de covid-19, a análise teve um recorte diferente nesta edição. Em vez do período de um ano, as empresas foram analisadas entre janeiro e julho de 2020. Confira os nomes selecionados em https://is.gd/Ckkrhq. Avalie de quem você compra matéria-prima, como trata sua equipe e se o seu produto ou serviço impacta positivamente o mundo '' Liliane Ferrari , consultora de marketing e professora do MBA USP/Esalq marketing de relacionamento e diretora da Agência Moulin. “Quando alguém sente prazer em fazer parte de uma empresa, ele comunica isso de forma espontânea para o mercado e, consequentemente, torna a marca mais desejada”, explica. Vale lembrar que na outra ponta da comunicação interna de uma empresa estão os fornecedores, e eles também precisam fazer parte desse movimento. “Não é porque você trabalha na área financeira, por exemplo, que os e-mails para seus parceiros precisam ser frios ou automáticos. É possível usar empatia e contexto para tornar a comunicação mais leve – um cuidado que, normalmente, uma pessoa teria se estivesse de frente para outra”, aponta Ricardo Rodrigues, head de produtos da Social Miner & All iN. A dica para humanizar os processos internos é justamente analisar como anda a relação com funcionários e fornecedores – algo fácil de descobrir, uma vez que os indivíduos costumam, mesmo que involuntariamente, sinalizar o que sentem. “Avalie de quem você compra matéria-prima, como trata sua equipe, as condições de trabalho oferecidas, como sua companhia cuida do meio ambiente e se o seu produto ou serviço impacta positivamente o mundo”, destaca Liliane Ferrari, consultora de marketing e professora do MBA USP/Esalq.
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