Locaweb Edição 109

36 // capa / de pessoas para pessoas // revista locaweb @revistalocaweb S e a situação interna da companhia não está boa, não é o momento de investir emmarketing em termos de comunicação externa e vendas. Antes disso, é hora de cuidar das pessoas de dentro e fortalecer a cultura empresarial. A partir do momento que se tem um diagnóstico do que é possível melhorar para gerar maior desempenho e qualidade, além de um ambiente favorável, a humanização da marca temmais chances de dar certo. “Marketing não serve para ludibriar as pessoas com uma comunicação falsa, mas para refletir a essência da marca”, afirma Laíze Damasceno, fundadora da comunidade e escola Marketing de Gentileza. “Se a liderança, por exemplo, não trata bem seus colaboradores, e se dentro da empresa não há, de fato, uma cultura humanizada, baseada minimamente no respeito, não adianta ir para as redes sociais fazer publicações com linguagem fofa e gentil”, afirma a profissional. Uma marca que deseje ser sincera nesse sentido precisa ter a estrutura, a hierarquia e as lideranças humanizadas. Até porque o melhor marketing é aquele propagado por seus embaixadores. “Um bom exemplo dentro desse contexto é o Nubank. No LinkedIn, é possível encontrar várias pessoas orgulhosas de trabalhar nessa fintech”, ressalta Camilla Simon, especialista em Arrume a casa para começar ANTES DE EXPLORAR TÉCNICAS DO MARKETING HUMANIZADO ENTRE OS CLIENTES, EMPRESAS DEVEM SE CERTIFICAR DE QUE AS COMUNICAÇÕES INTERNAS SEJAM AMIGÁVEIS Comunicar-se com empatia é importante em quaisquer áreas, mesmo as mais formais, como a financeira, segundo Ricardo, da Social Miner & All iN

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