Locaweb Edição 109
// revista locaweb @revistalocaweb 34 // capa / de pessoas para pessoas A ntes de pensar em aplicar o marketing humanizado a uma empresa, é necessário entender qual é sua proposta. De forma simples, pode-se dizer que a ideia principal do conceito é empregar uma comunicação de pessoas para pessoas, independentemente da mecânica por trás da área corporativa ou dos indivíduos presentes na operação. “O marketing humanizado envolve um olhar realmente humanista de dentro para fora das empresas, aliado a uma prática ética de negócios verdadeiramente empáticos e centrados nas pessoas. Não é um método em si, já que se enquadra muito mais em como as lideranças de uma marca enxergam o mundo. Na prática, trata-se de uma maneira de estabelecer relacionamentos um a um, do cliente ao fornecedor, independentemente do tamanho da empresa”, explica Liliane Ferrari, consultora de marketing e professora do MBA USP/Esalq. Esse olhar vem se tornando mais necessário a partir do momento em que as tecnologias transformaram o processo de comunicação das empresas em algo robótico e engessado. “Hoje, o fato de os processos produtivos envolverem muitas etapas automatizadas acaba se refletindo em uma frustração para o consumidor ou para quem está recebendo uma campanha ou interação. A pessoa percebe que aquilo não tem um toque humano e se incomoda com isso”, afirma Ricardo Rodrigues, head de produtos da Social Miner & All iN, empresa do grupo Locaweb. O coração do marketing ENTENDA QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DA METODOLOGIA QUE COLOCA O SER HUMANO NO CENTRO DA COMUNICAÇÃO Autenticidade e transparência são pontos fundamentais para que o processo de marketing humanizado funcione '' Laíze Damasceno , fundadora da comunidade e escola Marketing de Gentileza
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