Locaweb Edição 109

31 // feed / mercado online // revista locaweb A companhia tinha planos para lançar sua própria plataforma no final de 2020, mas decidiu antecipar a ideia para aproveitar o momento do mercado. O projeto-piloto começou a funcionar em abril do ano passado, em parceria com 30 marcas alinhadas ao estilo do e-commerce e que trabalham com linhas artesanais. “Vimos uma oportunidade de expandir nossos negócios para além do setor de presentes e, ao mesmo tempo, auxiliamos outras empresas em um momento difícil, por meio das vendas online. Isso porque nossa plataforma já estava estruturada e contava com um site responsivo”, conta Lucas Buffo, CIO da Flores Online. Aliada a outras iniciativas, como investimento em relacionamento, parcerias e inovações, a estratégia do marketplace colaborou para o sucesso da loja virtual mesmo com muitos setores sofrendo com a crise econômica. Em vez de crescer 30% em 2020, como era esperado, a companhia viu seu faturamento aumentar 115% em relação ao ano anterior. Omnichannel e canais de venda Muitas empresas que atuavam apenas em pontos físicos driblaram a crise mesclando o comércio tradicional com iniciativas digitais. O conceito de omnichannel, que integra os canais de venda (sejam eles físicos, sejam virtuais) de uma marca, se consolidou e deve crescer ainda mais. “Alguns ramos conseguiram migrar totalmente para o ambiente virtual. Outros, não. Se o seu cliente ainda tiver a necessidade de vivenciar o produto e contar com um atendimento pessoal, sua loja física é importantíssima, ainda que, posteriormente, ele venha a comprar por WhatsApp ou pelo site”, explica Hugo, do Sebrae. Uma das grandes vantagens é que os negócios omnichannel permitem que os consumidores façam pedidos online e retirem De olho na entrega Em meio a um mar de lojas virtuais, o empreendedor precisa buscar estratégias para se diferenciar. O processo de entrega dos produtos é um dos fatores que contribui diretamente para a satisfação e fidelização do cliente. Por isso, o ideal é optar por parceiros confiáveis na hora de estruturar a logística. Nesse sentido, vale a pena, por exemplo, oferecer mais de uma opção de entrega. Alguns clientes estão dispostos a pagar mais caro para receber mais rápido. “Essa possibilidade precisa ser aberta ao público, e a companhia deve estar preparada para suprir a demanda”, afirma Rodrigo Bandeira, vice-presidente da ABComm. O especialista também recomenda um cuidado especial com as embalagens. Além de trabalhar com opções resistentes, as empresas podem apostar em detalhes personalizados que ajudam a encantar o comprador. os produtos nas lojas físicas – muitas vezes, até no mesmo dia. Em 2020, a rede Espaçolaser decidiu melhorar seu aplicativo com base nessa estratégia. “Os novos recursos inseridos ampliaram nossa comunicação e viabilizaram a venda de pacotes no formato omnichannel. Todos os canais foram integrados, o que possibilitou ao cliente contratar, pagar e até realizar sessões em um único dia, além de ter acesso a todo seu histórico de compras e agendamentos”, afirma Renato Roschel, head de digital da empresa, que vende pacotes em lojas físicas, em um e-commerce e via links no WhatsApp. A chave para trabalhar com omnichannel é apostar em recursos de controle eficientes e fugir de qualquer tipo de emenda. Rodrigo comenta que os sistemas dos canais físicos e digitais precisam conversar de maneira adequada. Além disso, a integração bem-feita evita que a empresa sofra com problemas como prejuízos e falhas no controle de estoque. O que esperar? As mudanças no ramo de e-commerce projetaram um cenário positivo para o futuro. Segundo levantamento realizado pela Ebit|Nielsen, as vendas online no Brasil devem crescer 26% e atingir um faturamento de R$ 110 bilhões em 2021. “As expectativas são boas”, comemora Rodrigo, da ABComm. Entretanto, o especialista reforça que, mesmo com a previsão de crescimento, é preciso estar aberto a melhorias. “As empresas que entraram no meio digital no ano passado ainda precisam aperfeiçoar processos e entender que o consumidor online é diferente daquele que está habituado a fazer compras em lojas físicas”, diz. Por isso, cabe aos pequenos e médios empresários não apenas identificar as oportunidades do mundo digital, mas também se preparar para as exigências desse universo. Renato, da Espaçolaser, aproveitou o cenário para ampliar os negócios para o formato omnichannel

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