Locaweb Edição 109
// revista locaweb 30 // feed / mercado online de comunicação do site”, afirma Rodrigo Bandeira, vice-presidente da ABComm. Agora, mais do que nunca, é importante pensar nos marinheiros de primeira viagem, uma vez que a pandemia do novo coronavírus levou muitas pessoas a terem seus primeiros contatos com compras online nos últimos meses. “O ideal é ter uma pronta resposta de atendimento. Para voltar sempre, o consumidor exige uma experiência positiva, marcada pela resolução de competitivo para atrair o público. Agora, esse comportamento mudou”, afirma. O acesso à informação, a oferta de itens muito semelhantes e a dificuldade em enxergar particularidades, porém, segue levando muitas pessoas a comprar algo apenas pelo preço menor – embora elas possam se decepcionar futuramente com um serviço mal prestado. Por isso, as companhias devem traçar estratégias para mostrar os diferenciais de seus produtos e serviços que vão muito além do quanto eles custam. A apresentação, nesse sentido, surge como um fator importante para vencer a concorrência. “Na internet, o cliente não compra um produto, e sim uma foto. Por isso, é preciso que as imagens sejam bem-feitas e acompanhem descrições claras. Evite termos técnicos e aborde os benefícios que o cliente ganha ao adquirir aquele produto ou serviço”, diz Hugo. “A principal pergunta a ser respondida é: ‘por que o consumidor tem de comprar de mim e não dos meus concorrentes?’”, acrescenta. A escalada dos marketplaces Os marketplaces já estavam em alta, mas se consolidaram ainda mais ao longo dos últimos meses e passaram a figurar entre as principais tendências do e-commerce. “Para muitos negócios, eles têm se revelado como uma boa oportunidade de crescimento rápido”, diz Rodrigo. Apesar de ser uma ótima saída, o marketplace exige boas doses de planejamento por parte do empreendedor. Quem deseja obter sucesso com essa metodologia precisa considerar uma série de fatores para não ficar no prejuízo. Entre eles, as comissões cobradas por venda e a janela de pagamento. A Flores Online, loja virtual de flores e presentes, foi uma das empresas brasileiras que decidiu ampliar seu horizonte explorando a estratégia de marketplace. As empresas que entraram no meio digital precisam entender que o consumidor online é diferente do convencional '' Rodrigo Bandeira , vice-presidente da ABComm qualquer tipo de problema”, explica Rodrigo. Hugo Hoch, consultor de negócios do Sebrae, tem a mesma opinião e dá algumas dicas para os empreendedores que querem se destacar no mercado. “Como diria o economista Philip Kotler, já não basta apenas satisfazer as necessidades dos nossos clientes: é preciso, também, encantá-los. Há algumas décadas, bastava ter um produto de qualidade e com preço
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