Locaweb Edição 109

// revista locaweb #109 // Ano 15 (2021) Gerente de Marketing da Locaweb: Luis Carlos dos Anjos Coordenação Editorial: Flávio Carneiro Editora Europa Diretor Executivo: Luiz Siqueira Diretor Editorial e Jornalista Responsável: Roberto Araújo - MTb.10.766 Editores: Paulo Basso Jr. e Sérgio Vinícius Revisão: Danny Reis e Jaciara Carneiro Editor de Arte e Capa: Alexandre Dias (Nani) Redação: Bianca Bellucci, Leo Alves, Marcella Blass e Maria Beatriz Vaccari Publicidade São Paulo: publicidade@europanet.com.br Executivos de Negócios: Angela Taddeo, Alessandro Donadio, Elisangela Xavier,  Ligia Caetano, Renato Peron e Roberta Barricelli Desenvolvimento de Pessoal: Tânia Marilia Ribeiro Roriz e Elisangela Tokashiki A Revista Locaweb é uma publicação da Editora Europa Ltda. e do departamento de Marketing Institucional da Locaweb Serviços de Internet. A Editora Europa não se responsabiliza pelo conteúdo dos anúncios de terceiros. Distribuidor Exclusivo para o Brasil: DINAP Ltda. Distribuidora Nacional de Publicações – Rua Dr. Kenkiti Shimomoto, 1.678 CEP 06045-390 – Osasco (SP) Impressão: AR Fernandez 3 // ao leitor Respeito é bom T alvez você sinta isso ou, ao menos, conheça quem prefira pagar mais caro por um produto de uma empresa que o atenda bem ou compartilhe de seus valores do que por um item de quem cobre mais barato, mas tenha imagem ou histórico questionável. Pois bem, por trás desse conceito, que termina de forma mais evidente no atendimento, mas começa bem antes, lá na compra da matéria-prima ou na elaboração de um serviço, está o que se convencionou chamar de marketing humanizado. Ser tratado com respeito é bom e todo mundo gosta. Mas com o novo comportamento do consumidor, impulsionado pela ascensão do mercado online diante do isolamento social forçado pela pandemia do novo coronavírus, esse cenário se potencializou para outros horizontes. Uma marca que respeite e queira ser respeitada hoje deve pensar em todos os aspectos que envolvam seu produto, desde o tratamento dos fornecedores e funcionários até a relação com o meio ambiente e a linguagem com que se comunica. É aí que entra o grande fator diferencial: isso tudo só funciona desde que seja planejado, sim, e com cuidado, mas de forma natural. Não adianta forçar algo em que não acredite. Ser cool, bonzinho, sustentável e moderno da boca para fora não serve para nada, caso, na prática, a lição de casa não seja feita. Nessa seara, quem tem tudo para se destacar são as PMEs, cujo contato com o público final é mais próximo. Muitas startups, por exemplo, estão investindo de forma assertiva em marketing humanizado. Sobretudo as que tratam de setores delicados, que carecem de inovação e empatia, como a saúde. Diversas técnicas ajudam a colocar esse conceito em prática. Entre elas, a da gamificação, que usa a dinâmica inspirada nos games para solucionar problemas e tornar as relações mais próximas – tanto interna quanto externamente. Todos esses assuntos estão conectados nesta edição, que aborda ainda outros temas fundamentais relacionados à humanização, entre eles o empoderamento feminino. Foque essa palavra: respeito. Por trás dela pode estar o sucesso de seu negócio. Boa leitura! Luis Carlos dos Anjos Gerente de Marketing da Locaweb luiscarlosdosanjos

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=