Locaweb Edição 109
12 // entrevista // revista locaweb De lá para cá, Ely se envolveu cada vez mais com a realidade e as dores desse universo. Em 2010, transformou-se na presidente mais jovem do Conselho da Mulher Empresária na Associação Comercial do Pará. Mais recentemente, em 2020, deu início à primeira rede social voltada para mulheres empreendedoras, batizada de Donadelas. Nesta conversa, a executiva fala a respeito da importância de existir uma plataforma digital especializada no assunto. Além disso, dá dicas para quem está em busca de empoderamento. Como surgiu a inspiração para desenvolver a Donadelas? Foi ano passado, durante a pandemia de covid-19. Percebi que muitas mulheres tiveram de fechar seus negócios e ficaram sem um espaço direto para trocar ideias, se apoiar e identificar soluções pontuais. A partir daí, comecei a pesquisar o mercado e encontrei uma série de pequenas comunidades ou grupos fechados de mulheres empreendedoras. Assim, decidi criar a rede para que essa troca de experiências com foco em negócios abrangesse pessoas de todo o Brasil. Qual é o objetivo principal da plataforma? A rede foi concebida para servir de suporte às mulheres que, muitas vezes, por trabalharem sozinhas, estão à margem de uma linguagem mais globalizada, o que gera um distanciamento da prática empreendedora em relação às atuais exigências de mercado. Na Donadelas, elas podem encontrar conteúdo gerado pela própria experiência das usuárias, bem como conhecimentos relacionados a temáticas específicas. Em linhas gerais, toda e qualquer conexão na plataforma tem como foco nossa proposta de valor, que é a prosperidade dos negócios. Na prática, como a plataforma funciona? Que tipo de conteúdo e experiência as usuárias encontram na rede? Hoje, a plataforma tem dois canais abertos e gratuitos para o público. Um deles é o blog, com conteúdos práticos e atualizados diariamente, a maioria deles focada no dia a dia e nas necessidades de aprendizado das mulheres. O outro meio é a rede social em si, na qual as empreendedoras se cadastram, criam seu perfil e começam a interagir por meio das publicações. Ao postar, elas podem partilhar suas vivências, aprender com a experiência de outras mulheres, divulgar seus produtos ou serviços e identificar nos outros perfis quem pode ser cliente, fornecedora ou parceira do seu projeto ou da sua empresa. A Donadelas foi lançada em setembro de 2020 e, em pouco tempo, chamou atenção de empreendedoras de fora do Brasil, sobretudo de Portugal. Como surgiu essa demanda? Assim que iniciamos a rede, percebemos uma demanda de algumas mulheres em Portugal, principalmente brasileiras que moram lá e que empreendem ou desejam ter um negócio. Abrimos nossas portas para elas com todo prazer, mas vale destacar que o número de usuárias no Brasil é ainda, sem dúvida, muito maior, com uma proporção atualmente de 95%. Existem planos para expandir a Donadelas para outros países? Sim, temos planos de expansão para outros países de língua portuguesa. A ideia é iniciarmos esse movimento no primeiro semestre de 2022. Antes que esse processo de expansão saia do papel, como a Donadelas deve evoluir ao longo deste ano? A rede tem apenas sete meses, mas estou feliz com toda a aceitação pelo público feminino diante da oportunidade oferecida. O número de usuárias cresce diariamente. Penso que, hoje, principalmente por conta do novo coronavírus, ampliar as possibilidades de interações, de projeções dos negócios para todas as plataformas disponíveis e, claro, que estejam de acordo com nossa proposta de valor, é essencial para nos mantermos competitivas. Sendo assim, nossa expectativa para 2021 é aumentar o número de serviços oferecidos e, consequentemente, a capilaridade da rede. Como as mulheres que desejem se juntar à rede devem proceder? É bem simples. Basta entrar no endereço www.donadelas.com e se cadastrar com um nome de usuária e um e-mail, criar uma senha, seguir as instruções que aparecem na tela e pronto. A partir daí, a empreendedora pode estabelecer interações e buscar parcerias com outras mulheres, fornecedoras, clientes, dentre outras ações. As informações essenciais a respeito da Donadelas e como elas podem ser aproveitadas ao máximo nesse espaço de conexões e negócios estão ao alcance de um clique. Quais conselhos você daria para as mulheres que começam a empreender agora e precisam administrar sozinhas os seus negócios? Primeiramente, aumente o domínio sobre os conhecimentos necessários para operar o negócio e outros que possam gerar inovações. Também diria para acreditar na força do networking e das parcerias, que podem fortalecer os processos e incrementar os resultados. A partir daí, vale considerar os feedbacks como presentes que podem ajudá-la a melhorar. Por fim, planeje-se! Organize suas ideias, seu ambiente de trabalho, pense e pondere antes de agir – mas sem deixar de lado a ousadia. Na rede, as mulheres podempartilhar suas vivências, divulgar seus produtos ou serviços e identificar nos outros perfis quem pode ser cliente, fornecedora ou parceira do seu projeto ou da sua empresa ''
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