Locaweb Edição 108

51 // reportagem / cursos online // revista locaweb Cristian, da MetaLife Pilates, adota ummodelo híbrido, com aulas gravadas e ao vivo, bem como conteúdos extras como brindes Linguagem usada nos cursos deve ser planejada e adaptada ao perfil do público-alvo, segundo Leandro, da Middas Cachaça indicar o curso porque você se preocupou em passar uma mensagem simples, objetiva e que possibilita ao aluno alcançar a transformação que ele quer. Lembre-se: no final das contas, as pessoas não procuram cursos. Elas querem mudar por meio do que eles geram”, ressalta. O profissional tem até uma espécie de fórmula para descobrir se o conteúdo criado está adequado ao serviço que o empreendedor deseja oferecer. “Costumo fazer a seguinte brincadeira: se você pegar um senhor de 80 anos no meio da rua e apresentar o curso, ele vai entender? Caso não consiga, está tudo errado”, conta Leandro. O melhor formato Uma vez que a temática e a linguagem estejam decididas, o empreendedor deve procurar o melhor formato de entrega do curso. A tecnologia tem a vantagem de oferecer uma grande variedade de opções. De acordo com Alexandre, os e-books, os vídeos gravados e os eventos ao vivo são as modalidades que mais fazem sucesso atualmente. “O e-book é prático e tem acesso simples, mas não serve para materiais mais complexos. Nesse caso, as videoaulas são mais indicadas, pois o aluno tem o recurso audiovisual para auxiliar no entendimento”, explica o especialista da Hotmart. “Já os eventos online cresceram, sobretudo, durante a pandemia. Com a demanda dos produtores de continuar a realizar encontros, mas diante da impossibilidade de fazê-los presencialmente, houve um aumento significativo de conteúdo do gênero”, complementa. Vale dizer que não é preciso se limitar a uma plataforma para disseminar o conteúdo. É possível trabalhar de forma multimídia – desde que atenda as necessidades do público que pretenda atingir. Foi o que ocorreu com a MetaLife Pilates. A empresa, que fabrica acessórios e equipamentos de pilates e five konzept, criou um curso online com a finalidade de ajudar pessoas interessadas em investir na área. “Decidimos trabalhar com um modelo híbrido, com aulas ao vivo, que ocorreram aos fins de semana, e vídeos prontos. Além disso, oferecemos conteúdos extras como bônus – tanto impressos quanto gravados. Eles vão sendo liberados ao longo do processo”, conta Cristian Fernandes, diretor de inovação e novos negócios da MetaLife Pilates.

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=