Locaweb Edição 108

44 // reportagem / empreendimento em família // revista locaweb @revistalocaweb “Numa família, as pessoas não vão embora tão facilmente diante das adversidades. Sociedades se desfazem e funcionários saem das empresas sem nunca mais olhar sua cara. Para os parentes, a ruptura tem de ser maior, então há mais robustez nas relações”, explica Arthur Shinyashiki, CEO do Instituto Gente, que foi criado por seu pai, Roberto Shinyashiki. “Por outro lado, o nível de responsabilidade diante da marca é maior. É preciso se importar com o legado e com como isso vai reverberar daqui a alguns anos”, completa o especialista, que também trabalha junto com o irmão, Ricardo Shinyashiki. Lucas acredita que a proximidade familiar é uma chave importante para a resolução de conflitos. “A vantagem é que, quando há familiar vem acompanhada da intimidade, um fator que não pode interferir nas tomadas de decisões importantes. A dica para evitar que ela se torne um problema é básica: tentar separar ao máximo as relações pessoais e profissionais. “Às vezes, estamos em uma reunião de família, na piscina, e acabamos transformando o momento em um encontro de negócios. A gente precisou se educar muito ao longo dos anos para barrar isso e separar as áreas e as pessoas. É natural misturar os assuntos, mas não saudável”, destaca Arthur. Ele e o pai desenvolveram um código para tentar resolver essa questão. Quando estão tratando de tópicos profissionais, se chamam pelos nomes, Arthur e Roberto. Fora da empresa, usam os termos pai e filho. algum atrito, a situação costuma ser rapidamente consertada, esquecida e perdoada”, diz. O diretor do Grupo NewLentes também destaca que a confiabilidade é uma ótima ferramenta para acelerar a tomada de decisões – principalmente se o negócio não tiver um nível de hierarquia muito complexo, como diretoria e conselho. “Quando falamos de mercado e concorrência, quem consegue desenvolver ou criar algo mais rápido leva vantagem. Normalmente, ouvimos isso de nossos próprios fornecedores. Às vezes, eles querem testar algo novo, como mecânicas de comunicação ou promoções, e perguntam se nós topamos fazer isso em conjunto. A partir daí, criamos parcerias positivas”, comenta. Apesar de trazer muitas vantagens, a confiança Arthur, Roberto e Ricardo: duas gerações à frente do Instituto Gente e uma paixão intrínseca pelo negócio

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