Locaweb Edição 108

43 // reportagem / empreendimento em família // revista locaweb migrar seus conhecimentos para o mundo do e-commerce, oferecendo uma plataforma exclusiva para quem precisa comprar lentes de contato. A ideia parecia estranha aos olhos da mãe, que estava acostumada à experiência em lojas físicas. Entretanto, a visão da nova geração revelou que a entrada no mundo virtual poderia abrir uma série de oportunidades. “Uma vez que um cliente mude de comportamento, o que ocorre cada vez mais rápido, entendemos que a empresa tem de acompanhar o processo. Quando falamos de gerações e suas culturas, naturalmente existe um olhar mais crítico e conservador das mais antigas em relação às mais novas”, conta o empresário. “O que nos espantou foi o crescimento acelerado comparado ao do modelo tradicional. Enquanto uma loja física demora cerca de um ano para crescer de 4 a 6%, o e-commerce pode até dobrar de tamanho”, completa. Além de trabalhar ao lado do irmão e da mãe, Lucas conta com o apoio do primo, Renato Ruiz, que estava presente durante a fundação do canal online, mas só assumiu o papel de sócio da empresa dois anos depois. “Ele traz uma visão muito significativa, pois vem de uma geração mais nova (Lucas e Daniel têm 38 e 42 anos, respectivamente, enquanto Renato tem 29 anos). É ótimo ver como sua visão se agrega aos nossos pensamentos. Essa troca de informações, de culturas e de comportamentos é muito importante dentro de uma empresa familiar”, destaca. Confiança e intimidade Contar com sócios, colaboradores e parceiros confiáveis é essencial para fomentar uma empresa de sucesso. Nesse quesito, os empreendimentos familiares costumam sair na frente pois, além da confiança mútua, existe um vínculo que vai além do mundo dos negócios. “Também vale a pena ressaltar que a hierarquia em casa não é, necessariamente, a mesma da companhia”, completa. E isso precisa ser respeitado. Lucas Fernandes, diretor do Grupo NewLentes, vive esse tipo de experiência no dia a dia. O negócio da família começou com a mãe do empreendedor, que se mudou do interior de São Paulo para tentar a vida na capital e decidiu investir no ramo de óticas, com a abertura de uma pequena loja. “Eu e meu irmão crescemos vendo ela tocar o negócio. Por isso, ganhamos uma bagagem de aprendizado do varejo tradicional que, hoje, é importante para a gestão operacional”, explica. Em 2009, Lucas e o irmão, Daniel Fernandes, decidiram Os irmãos Lucas e Daniel Fernandes lideram o Grupo NewLentes, que conta também com a participação do primo Renato Ruiz (à direita) Imagem familiar Muitas empresas são administradas por famílias, mas não mostram isso aos clientes. Em alguns casos, trabalhar a imagem de um negócio que é comandado por pais, filhos, irmãos, cônjuges e primos é uma boa oportunidade para se aproximar dos consumidores. Isso porque a relação familiar pode ser usada para mostrar a preocupação em entregar um produto de excelência, que passa de geração para geração. “Normalmente, as empresas familiares têm muito cuidado com o produto e com o que oferece ao cliente. Há uma paixão intrínseca pelo ofício e pelo propósito de realizar aquilo”, comenta Arthur Shinyashiki, CEO do Instituto Gente. Mostrar aos consumidores essa preocupação ajuda a criar valor, admiração e fidelização em relação à marca.

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