Locaweb Edição 108

34 // capa / e-commerce sustentável // revista locaweb @revistalocaweb Apesar de serem 100% digitais, os e-commerces, por exemplo, encontram espaço nessa jornada. “Por mais que existam diversos nichos e segmentos no mercado online, as lojas virtuais não estão dissociadas da realidade e do contexto histórico em que vivemos”, diz Pedro Henrique Sobral, gerente de branding e comunicação da Tray. Essa mesma linha de raciocínio aponta que o assunto deve entrar na pauta não apenas de companhias grandes, mas também das PMEs. Afinal, elas podem encontrar muitas vantagens ao investir em sustentabilidade. É importante ressaltar ainda que o consumidor não vem mudando apenas seus hábitos, mas também seus critérios de adquirir serviços e produtos. Com a internet e as redes sociais, as fontes de informação estão superabastecidas, o que faz com que as pessoas criem expectativas e busquem entender o posicionamento das marcas a respeito de questões ambientais e sociais antes de tomar determinadas decisões de compra. “Uma empresa que tem má reputação sustentável e que se omite em relação ao assunto pode perder destaque e sujar sua imagem com os consumidores”, afirma Cyntia Vilela, gestora de e-commerce da Smart Colchões. “O público tem se engajado cada vez mais com marcas que estejam de acordo com seus valores e seu estilo de vida, mesmo que seja necessário pagar um pouco a mais pelo produto”, completa. De acordo com o relatório “Consumer Products and Retail: How sustainability is fundamentally changing consumer preferences”, do Capgemini Research Institute, 53% do público em geral e 57% das pessoas na faixa de 18 a 24 anos passaram a comprar de marcas menos conhecidas justamente por elas se revelarem mais sustentáveis. A mesma pesquisa mostrou que mais da metade dos consumidores afirma criar uma conexão emocional com produtos e empresas que considerem “verdes”, e outros 75% (entre 25 e 35 anos) dizem que se sentem felizes em comprar produtos que seguem esse conceito. Seja considerado Os números são uma indicação importante de como assumir uma postura sustentável pode ajudar as lojas a aumentar a fidelização do consumidor – sobretudo por meio da empatia e da sensação de alinhamento de valores. Tomar partido dessas ações contribui para o bom posicionamento no mercado, bem como para a relevância da marca e o relacionamento com o cliente. “Considerar a sustentabilidade no negócio mostra que a empresa reconhece seus impactos socioambientais e, por isso, se esforça para desenvolver ações e soluções para mitigá-los”, diz Cristiano Medeiros, gerente Para Cyntia, da Smart Colchões, o engajamento hoje é tão importante que muitas pessoas não se importam em pagar mais por produtos de empresas que estejam conectadas, para valer, a seus princípios

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=