Locaweb Edição 107
52 // reportagem / logística do zero // revista locaweb @revistalocaweb Essa mentalidade deve funcionar como guia na hora de escolher seu parceiro logístico – bem como de fazer as mudanças e adições necessárias, conforme o negócio e o volume de pedidos cresçam. O cálculo do frete é a ponta da lança, principalmente em eventos com grandes promoções, como Black Friday e Natal, pois a maioria dos consumidores já sabe o que vai comprar, avaliou os preços e está à procura de diferenças nos valores de entrega. "A escolha do parceiro logístico deve ser baseada no produto e nas expectativas do cliente. Não existe uma fórmula ideal em todos os sentidos. Cada modelo tem suas vantagens em relação ao pacote e às diferentes regiões do País", conta Éder. Segundo o CEO da solução de frete Melhor Envio, esse último ponto, em especial, é uma variável que se destaca, já que você precisa estar apto a fazer entregas com qualidade onde quer que o cliente esteja. As opções mais populares de envio de compras online são a transportadora e os Correios. Em ambos os casos, é importante avaliar muito bem todos os pontos e detalhes para descobrir, efetivamente, qual é a melhor alternativa para seu produto e momento do negócio. A comparação entre os valores de frete de cada modalidade é o básico antes de fazer essa escolha. Em relação aos Correios, Davi, do Sebrae-SP, destaca o SEDEX, modalidade de envio mais conhecida da entidade e uma das mais adotadas no e-commerce nacional. "Sua principal vantagem é a agilidade, pois um produto pode ser enviado de um extremo ao outro do Brasil em menos de 72 horas", comenta. Já o PAC é uma versão de entrega econômica, com preço reduzido, mas prazo maior (de 2 a 15 dias). Há ainda o e-SEDEX, desenvolvido especialmente para o comércio eletrônico. Os prazos são similares aos da versão Trocas e devoluções No e-commerce, a logística reversa consiste na inversão do fluxo de movimento do produto: em vez de ser enviado, ele está voltando para o estoque. Isso pode acontecer por motivos variados – desde arrependimento de compra e necessidade de troca por conta de especificações como cor e tamanho, até situações em que o item chega danificado ao cliente. Quando se monta uma loja virtual, é preciso estar ciente de que o consumidor tem direito de arrependimento e troca de mercadorias. Por conta disso, Davi Jeronimo, consultor do Sebrae-SP, garante que as empresas devem encarar a logística reversa como parte valorosa do fluxo de trabalho. “É fundamental ter processos claros, uma equipe bem-treinada e avaliação técnica dos resultados”, afirma. A logística reversa está longe de ser simples. Isso porque ela envolve diversos setores da empresa, como atendimento e financeiro, além de estoquistas e entregadores, que precisam estar em sintonia para fazer o processo de forma precisa. O ideal é que trocas e devoluções não sejam onerosas ou difíceis para o consumidor em nenhuma etapa. Um dos pontos cruciais para reduzir a devolução de produtos é trabalhar bem os anúncios no site. Eles precisam ser detalhados, com especificações de tamanho e composição, ter fotos de qualidade e quaisquer outras informações que deem ao consumidor a noção mais fiel possível do que ele vai receber em casa. Éder, da Melhor Envio, ressalta que os cuidados com a logística podem tanto levar uma loja a se destacar no mercado quanto inviabilizar sua operação
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