Locaweb Edição 107
51 // reportagem / logística do zero // revista locaweb Automatize! A tecnologia é essencial para promover o suporte adequado ao longo de todo processo de logística, sendo capaz de trazer resultados positivos em relação a ganho de tempo e melhoria na qualidade dos serviços prestados. “Ignorar esse potencial é candidatar-se à estagnação de vendas ou, no mínimo, favorecer a concorrência que já está automatizada”, diz Alessandra de Paula, coordenadora dos cursos de Logística e E-commerce e Sistemas Logísticos na Escola de Gestão, Comunicação e Negócios do Centro Universitário Internacional Uninter. Estar ciente a respeito de softwares e ferramentas do mercado que atuem em prol da otimização da logística é importante para trabalhar com registros de processos mais organizados e acessíveis – e que acompanhem as necessidades do negócio conforme ele cresça. Além disso, Alessandra destaca que a automação pode ser responsável por uma redução real de custos e pelo aumento da agilidade no cumprimento de prazos. Isso tudo ainda pode garantir maior eficiência no atendimento e na satisfação geral do cliente. em 48 horas, por exemplo, estipule o prazo de 72 horas e surpreenda o cliente com o pedido chegando antes da data combinada", recomenda Almir. Com a alta concorrência e as diferentes estratégias focadas em agradar o público, é muito raro o consumidor voltar a comprar em uma loja que não ofereça o atendimento que ele espera. O grande trunfo da logística é justamente o fato de que, ao ser bem estruturada, ela multiplica as chances de fidelizar um novo cliente. Cumpridora e atraente A maneira como a compra chega até a casa do cliente também impacta sua experiência com a marca. Por isso, vale a pena investir em embalagens adequadas e de qualidade. Tenha cuidado especial na escolha da caixa, não apenas para encher os olhos do consumidor (e gerar boas fotos nas mídias sociais), mas também para garantir que o produto esteja perfeito quando ela for aberta. Aqui, a escolha do material ideal para revestir seus pedidos pode fazer toda a diferença. Cada categoria de produto tem características específicas que exigem embalagens especiais para assegurar sua proteção e inviolabilidade. Em especial, aquelas que precisam de maior proteção contra luz, umidade e calor, como alimentos perecíveis e itens delicados. Braço direito da entrega “No e-commerce, encontrar as melhores opções de frete para a loja e o cliente constitui mais um diferencial que pode alavancar as vendas em relação aos concorrentes”, afirma Alessandra. A especialista diz que a logística deve buscar estratégias que garantam maior agilidade na remessa e entrega do produto. Dessa forma, evita-se que eventuais atrasos provoquem estresse desnecessário ao consumidor e à empresa. Demanda cada vez mais incisiva de entrega rápida dos produtos ressalta a importância da logística para o e-commerce, de acordo com Almir, especialista emnegociação empresa", afirma Davi Jeronimo, consultor do Sebrae-SP. Segundo ele, sem o controle dos fluxos logísticos, o empreendedor terá prejuízos financeiros e certamente sofrerá no relacionamento com o cliente. “Do ponto de vista de atendimento, é fundamental ser transparente”, acrescenta Almir. Deve-se permitir, por exemplo, que o consumidor faça o rastreio do pedido, independentemente do método de envio. Ele precisa sentir que tem o controle, estando ciente de onde vem, em que ponto está e quando chegará a sua encomenda. No e-commerce, as táticas de underpromise e overdeliver são muito usadas para melhorar essa experiência. Os termos estão relacionados à prática de não gerar expectativas inatingíveis, optando por prometer menos e oferecer mais. “Se você sabe que pode entregar algo
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