Locaweb Edição 107

50 // reportagem / logística do zero // revista locaweb @revistalocaweb Encontrar as melhores opções de frete para a loja e o cliente constitui mais umdiferencial que pode alavancar as vendas em relação aos concorrentes '' Alessandra de Paula, coordenadora dos cursos de Logística e E-commerce e Sistemas Logísticos na Uninter O processo de logística é determinante também sob outros pontos de vista do e-commerce. "Ele pode até não vir à cabeça dos empreendedores logo de cara, mas alguns detalhes que o envolvem, como o custo de envio para o consumidor, por exemplo, podem tanto significar para a diferenciação da loja no mercado quanto inviabilizar sua operação", destaca Éder Medeiros, CEO da solução de frete Melhor Envio, empresa do grupo Locaweb. Focar a qualidade desse processo, portanto, é fundamental não apenas para se preparar para o aumento de volume de pedidos, mas também para garantir uma experiência impecável em pontos como embalagem, rastreio e experiência de entrega. “Como prazo e valor do frete são fatores decisivos no momento de escolher um loja virtual, a logística bem-estruturada se transforma em um diferencial valioso para qualquer empresa”, garante Alessandra de Paula, coordenadora dos cursos de Logística e E-commerce e Sistemas Logísticos na Escola de Gestão, Comunicação e Negócios do Centro Universitário Internacional Uninter. Primeiro passo A logística engloba absolutamente todo o fluxo de produto, incluindo as encomendas com o fornecedor. É por isso que um dos pontos de partida da estruturação do processo se dá no abastecimento do estoque. “Como no início é difícil prever o que será mais vendido e o quanto de armazenamento é suficiente, o ideal é começar com uma pequena compra e fazer um acompanhamento detalhado da saída de produtos, traçando um cenário futuro", diz Alessandra. A escolha do fornecedor e o relacionamento com ele são outras variáveis importantes para manter o processo sempre saudável. É preciso atentar, por exemplo, ao tempo que o parceiro demora a entregar os produtos ou a matéria-prima. “Se você tem algum item com vendas boas diárias e o parceiro leva uma semana para entregar a matéria-prima,o ideal é fazer o pedido sempre com uma semana de antecedência, pelo menos”, afirma Almir. Mais do que isso, a escolha do fornecedor não pode ser feita de qualquer jeito, pois nem sempre o mais barato ou a recomendação de um amigo é a melhor opção. O empreendedor deve pensar na qualidade dos produtos e na percepção de valor por parte dos clientes. Isso também vai ajudar a evitar problemas como itens defeituosos, danificados ou fora do prazo de validade. Um bom fornecedor, resumidamente, é aquele que ajuda a gerar boa reputação para a sua loja. Sempre à disposição Outro tópico que deve ser entendido desde o início da operação é a relação íntima que existe entre a logística e o atendimento ao consumidor. "Isso é importante para melhorar o gerenciamento de qualquer

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