Locaweb Edição 107
39 // capa / escalada de sucesso // revista locaweb F undada pelos irmãos mineiros Ricardo e Beth Pimenta, a Água de Cheiro surgiu em 1976, época em que os perfumes ainda eram considerados artigos de luxo entre os brasileiros. Apostando em uma identidade visual simples, com os frascos embalados em saquinhos de feltro e fragrâncias numeradas, a marca popularizou o item e rapidamente conquistou o País. Em 1980, o pequeno negócio tinha virado uma rede de franquias, com 45 lojas. Toda a identidade e relevância de mercado da Água de Cheiro, no entanto, quase se perdeu com a segunda gestão da empresa. Os irmãos venderam a marca em 2010, e quem assumiu a direção adotou uma postura agressiva, mudando o DNA da companhia. O resultado foi catastrófico. As mais de 700 lojas espalhadas pelo Brasil Palavra-chave: resiliência SAIBA COMO A ÁGUA DE CHEIRO SUPEROU UMA GESTÃO ADMINISTRATIVA RUIM PARA CONTINUAR SENDO RELEVANTE NO NICHO DE PERFUMES tornaram-se menos de 200, e os números seguiram caindo. A Beauty Franchising, empresa integrante da Holding Narsana, assumiu a Água de Cheiro em 2016 com o objetivo de virar o jogo. “De imediato, criamos um e-commerce para atender clientes carentes de lojas fechadas”, conta o diretor Olindo Caverzan Junior. “Também relançamos, com novas embalagens, produtos relevantes para a companhia, como Absinto, Attractive e Água Fresca”, completa. Para conquistar um novo público, a saída foi apostar no segmento geek. “Fizemos uma série de parcerias para lançar edições especiais da nossa fragrância #Self[ie]. Em 2018, levamos produtos de Street Fighter à feira CCXP. Já em 2019, foi a vez de trabalhar em perfumes de Pac-Man na BGS. E, em 2020, contamos com uma linha de Ursinhos Carinhosos", aponta o profissional. A nova estratégia tem se mostrado eficaz. Atualmente, a Água de Cheiro está com 140 lojas – sendo que 15 delas abriram em plena pandemia. “Nossa expectativa é bater as 200 unidades. Depois, queremos abrir, em média, 100 pontos ao ano. Temos tudo para alcançar essa meta, pois a marca tem força e potencial e está no coração dos brasileiros”, aposta Olindo. Renovação e aposta em um novo público foram fundamentais para a recuperação da marca, de acordo com Olindo Caverzan Junior Dica do Olindo para chegar lá! Tenha como objetivo oferecer o melhor produto pelo preço mais justo possível. O consumidor não quer se sentir enganado – ainda mais emmomentos de crise. Qualquer indicativo de oportunismo não é bem-vindo. '' Foto: Fernanda Andrade
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