Locaweb Edição 107

35 // capa / escalada de sucesso // revista locaweb queriam comprar os chocolates da marca, mas não podiam se arriscar indo até as unidades físicas. A solução foi dar mais atenção ao online e focar esforços no e-commerce da empresa. O resultado foi que a loja virtual passou de 40 pedidos para 6 mil encomendas ao dia. “A chegada da pandemia e o início do consumo de chocolates por e-commerce foram fundamentais para entendermos a importância da marca para o público. Independentemente da forma de entrega, nossos produtos continuaram a ser requeridos. Foi preciso apenas ajustar a forma de levá-los aos consumidores”, diz Alê. É válido destacar que o maior pico de vendas dentro da loja virtual foi durante a Páscoa, quando cresceu 200% e passou a vender em apenas dois dias o equivalente a dois meses. Para 2021, Alê acredita que as incertezas do mercado vão exigir novas adaptações e ideias criativas. “Não temos uma projeção exata dos próximos passos, uma vez que tudo vai depender do movimento em que o País irá se inserir. Mas estamos otimistas e com expectativas altas”, conclui. Marca conta atualmente commais de 2.300 lojas espalhadas por todos os estados do Brasil Dica do Alê para chegar lá! Erros e acertos fazem parte da trajetória de qualquer empresa. O principal é conseguir aprender algo com cada passo. Tenha humildade para entender o que você está acertando ou errando e, a partir daí, busque sempre melhorar e inovar. '' seria a Cacau Show, a maior rede de chocolates finos do mundo. Nicho inexplorado De acordo com Alê, o sucesso alcançado pela Cacau Show se deve à exploração de um nicho que não existia no Brasil. “Quando começamos a trabalhar no setor, havia dois tipos de chocolates comercializados no País: os encontrados no mercado, que tinham qualidade inferior, e os vendidos em butiques, sempre muito caros”, afirma. A empresa surgiu como um meio-termo entre ambos, oferecendo produtos com um sabor rico a um preço acessível. A marca só decolou, no entanto, após a primeira loja ser inaugurada, em 2001 – até então, Alê vendia os chocolates no esquema de catálogo. Com as portas abertas, o negócio cresceu rapidamente, passando para 18 pontos em um ano. Hoje, são mais de 2.300 unidades espalhadas por todos os estados do País. A marca também conta com cinco fábricas – duas em Itapevi (SP) e uma em Campos do Jordão (SP), São Paulo (SP) e Curitiba (PR). Juntas, elas produzem mais de 12 mil toneladas de chocolate ao ano. “Nossa gama de produtos é ampla. Temos opções para todos os gostos e bolsos”, destaca Alê. “As famosas trufas são um dos carros-chefes da rede, mas acho que uma das linhas mais conhecidas é a laCreme, que entrega um chocolate mais cremoso e agrada ao paladar da maior parte do público brasileiro”, completa. Novos desafios Apesar de consolidada, a Cacau Show teve de se reinventar para continuar atendendo durante a quarentena provocada pelo novo coronavírus. As pessoas

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