Locaweb Edição 106

51 // reportagem / pabx virtual // revista locaweb A revolução do PABX Virtual Para entender melhor o funcionamento do PABX Virtual, basta relembrar como eram as chamadas de voz na década de 1990. “Você discava o número e a central telefônica recebia a solicitação. Imediatamente, ela iniciava a criação de uma rota até o telefone de destino, usando para isso circuitos físicos dedicados, como trilhas de cobre e processos eletrônicos. A partir do início dos anos 2000, esse trajeto foi se aposentando à medida que a internet entrou no mercado”, explica André Godoi, coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Estácio de São Paulo. A mudança no serviço de telefonia trouxe dois ganhos principais para os negócios: redução de custos, uma vez que não há necessidade de fechar contratos extensos com as operadoras de telefone, e mobilidade, pois é possível atender às chamadas de qualquer lugar do mundo. o PABX Virtual costuma trazer benefícios imediatos, uma vez que algumas funções oferecidas pela tecnologia otimizam a rotina da empresa. “A linha telefônica convencional não tem os recursos de um atendimento automatizado, por exemplo. Com o PABX Virtual, é possível ajustar filas (distribuindo os clientes para vários setores da companhia), configurar áudio de boas-vindas e menu automático, redirecionar chamadas conforme o horário de funcionamento e muito mais”, comenta Tatiane Dantas, business analyst de produtos da Locaweb. Outra vantagem dentro desse contexto são os relatórios analíticos. “Além do acompanhamento em tempo real das ligações, o empreendedor que adota PABX Virtual passa a ter total controle e autonomia em sua central de atendimento, com acesso a balanços que demonstram tempo médio de espera na fila (TME) e tempo médio de atendimento em cada ramal (TMA). Dessa forma, fica fácil escalar e organizar o fluxo de chamadas, otimizando a comunicação como um todo”, afirma a profissional. Porém, o grande benefício quando se compara PABX Virtual a uma linha telefônica tradicional é, sem dúvida, a mobilidade. Afinal, a comunicação via internet pode ser feita de qualquer lugar do mundo. “Com a tecnologia, você pode desde programar o telefone para segui-lo em outro número, caso se ausente do posto de trabalho, até converter o áudio para texto e recebê-lo por SMS ou WhatsApp”, aponta André. Custo baixo Outra vantagem importante do PABX Virtual, principalmente para as pequenas e médias empresas, é o custo baixo. Segundo Leandro Vasconcelos dos Reis, coordenador do curso de pós-graduação em Segurança e Redes de Computadores e professor na área de Tecnologia PABX VIrtual permite configurar áudio de boas-vindas e direcionar chamadas por horários, destaca Tatiane, da Locaweb se ela for pequena”, ressalta André. A diferença entre estes dois últimos é que o Cloud costuma oferecer mais elementos de gestão que os aplicativos, cujo foco está mais limitado à mobilidade. O especialista da Estácio de São Paulo aponta que, independentemente do modelo escolhido, a instalação costuma ser bem rápida. “Os ajustes de configurações levam algumas horas, no máximo, alguns dias”, explica. A partir daí, a administração da tecnologia se dá de maneira igualmente simples. “O cliente é informado a respeito das opções de serviços por meio de um manual simplificado, que tem os códigos e as formas de programar seu ramal”, completa. Os benefícios do serviço Após a configuração inicial,

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