Locaweb Edição 106

// revista locaweb 37 // capa / transformação digital A s palavras “diversidade” e “inclusão” têm aparecido com maior força nos últimos anos, especialmente no mundo corporativo. No entanto, a ideia de proporcionar um ambiente acessível para todos não é novidade. “Quando se fala que esses tópicos estão na moda, desconsidera-se o movimento que, há muitas décadas, tem reivindicado o protagonismo de grupos e a redução na desigualdade de participação dentro das companhias”, aponta Aline Santos, coordenadora de projetos no UX para Minas Pretas, iniciativa que promove a equidade de mulheres negras no mercado de tecnologia. De forma geral, diversidade é algo que faz parte do cotidiano. Isso porque cada pessoa tem características e experiências de vida diferentes, o que a torna única. Inclusão, por sua vez, é o movimento de reunir pessoas com histórias distintas em um mesmo ambiente. Ao levar esse contexto para as empresas, é possível trazer vários olhares que vão enriquecer o serviço ou produto como um todo. Para alcançar esse patamar, entretanto, é O poder da inclusão A IMPORTÂNCIA E OS BENEFÍCIOS DE APOSTAR EM UM AMBIENTE ACOLHEDOR PARA AS PESSOAS necessário criar um espaço de troca saudável. Segundo Aline, hoje, os ambientes corporativos tendem a ser homogêneos. “Uma vez que pessoas diferentes sejam incluídas nas empresas, as relações são desafiadas”, comenta. Aqui, é importante prezar por uma comunicação saudável e livre de preconceitos. Caso a companhia atinja esse objetivo, é possível notar ganhos tanto no processo interno como com o público. Ana Clara Schneider, fundadora da consultoria Sondery – Acessibilidade Criativa, diz que adotar uma estratégia de inclusão não impacta apenas os beneficiados. “Parentes e amigos dessas pessoas podem escolher o produto dessa empresa, pois o ambiente acolhedor e acessível dela é visto como ponto positivo”, conta. Para as companhias que ainda não apostam na diversidade e acessibilidade, a dica é começar agora. “Muitas empresas que não acreditavam na inclusão passaram a enxergar a importância do conceito”, ressalta Ronaldo Tenório, fundador e CEO da Hand Talk. “Dê o primeiro passo. Com certeza, os próximos vão ser mais naturais.” Aline, da Minas Pretas, aponta que diversidade e inclusão não são termos da moda, mas parte de um movimento que, há décadas, tenta reduzir a desigualdade nas empresas Companhias inclusivas impactamnão apenas seus funcionários e colaboradores, mas também todos que estão ao redor deles, de acordo com Ana Clara, da Sondery Foto: Pat Albuquerque

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=