Locaweb Edição 106
36 // reportagem / transformação digital // revista locaweb @revistalocaweb Q uando o assunto é empreendedorismo, muitas pessoas acreditam que ter uma boa sacada de negócio é o suficiente para vencer no mercado. Na prática, entretanto, as coisas não são bem assim. “Uma ideia, por si só, não serve para nada. É o mundo que vai dizer se quer ou não o que você tem a oferecer”, afirma Rapha Avellar, CEO da agência de publicidade Avellar. Para descobrir se a sua ideia é realmente válida, o empreendedor deve tirar o projeto do papel e testá-lo para valer. Se ele resolver um problema de fato, fazendo com que as pessoas queiram pagar pelo produto ou serviço, é bem provável que o negócio tenha chances de fazer sucesso – e até chamar atenção de grandes investidores. Segundo Flavio Pripas, investidor na Redpoint eventures, toda empresa é passível de receber apoio financeiro. A chave está em descobrir qual modelo de suporte é o mais adequado para o negócio. “É preciso bater perna para encontrar o sócio correto e que, de fato, mostre convergência com seus interesses. Isso porque, quando o empreendedor assina um contrato e recebe o montante, ele automaticamente concorda em seguir as regras do jogo do investidor”, aponta. Na Redpoint eventures, por exemplo, o financiamento é realizado em estágios, sendo que cada degrau representa um nível de maturidade do negócio. “O dinheiro do nosso fundo ‘compra Ensinamentos para crescer O QUE UMA EMPRESA DEVE FAZER PARA CHAMAR ATENÇÃO DE INVESTIDORES E ALCANÇAR O TOPO tempo’ e ajuda o empreendedor a executar, em dez meses, o que faria sozinho em dez anos. Mas nem todo mundo está preparado para participar de crescimentos tão acelerados”, ressalta Flavio. Independentemente do estilo de investimento a ser captado, é importante destacar que, hoje, o mercado está favorável para novos empreendimentos. De acordo com levantamento do Ministério da Economia, foram abertas mais de 2 milhões de micro e pequenas empresas de janeiro até agosto de 2020. Por isso, Rapha indica que a hora é mais que apropriada para aproveitar oportunidades. “Acredito profundamente que algumas pessoas que ainda não alcançaram o pote de ouro não trabalharam de forma adequada nesse sentido. Coloque na cabeça que existe uma chance aí fora para você, agora mesmo, e vá fundo”, recomenda o especialista. Para Rapha, da Avellar, uma ideia só tem utilidade quando o público decide que deseja o que você tem a oferecer Flavio, investidor na Redpoint eventures, destaca a importância de analisar todo o cenário na hora de buscar aportes financeiros Fotos: Divulgação
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=