Locaweb Edição 106

35 // reportagem / transformação digital // revista locaweb O DNA da inovação Desenvolver uma nova fórmula para um negócio que já existe ou está em processo de criação pode até parecer assustador, principalmente quando o empreendedor não entende por completo a essência do conceito inovação. “Nem sempre, porém, é preciso usar novas tecnologias para fazer essas mudanças. O que importa é adotar uma nova mentalidade”, explica Martha. “O foco deve ser o problema, e não a solução. Ao voltar a análise para o preceito básico da companhia, fica mais fácil entender o que é preciso fazer na sequência”, completa. Para Gustavo Caetano, CEO da Sambatech, muitas pessoas ainda confundem inovar com inventar. “Inovação não é criar algo novo. O processo, na verdade, consiste em simplificar algo que já existe”, afirma. Para exemplificar, o empreendedor ressalta a trajetória de algumas empresas que se tornaram grandes nomes mundiais ao atuar de forma disruptiva. Quando o aplicativo Waze foi lançado, por exemplo, a TomTom dominava o mercado de GPS. A startup israelense se destacou porque decidiu ir além e deixar a vida das pessoas mais prática, tornando-se o primeiro case a fornecer informações sobre o trânsito das vias. O especialista também recomenda que os empresários usem outros recursos para se destacar. O amplo acesso à informação, por exemplo, aumenta as possibilidades e a competitividade. Além disso, é preciso separar alguns momentos para pensar em inovação. “Uma boa estratégia é dedicar 70% do tempo para analisar o que traz dinheiro hoje. Outros 20% podem ser usados para identificar como melhorar o negócio a partir do core da empresa (núcleo do negócio). Já os 10% restantes devem ser reservados para testar e explorar novas possibilidades”, conclui Gustavo. prático. Martha, por exemplo, aconselha adotar uma estratégia baseada em três etapas: react, reset e rebuild (reagir, resetar e reconstruir, em português). A primeira fase do processo (react) consiste em entender com propriedade o que está acontecendo no mercado. Depois, na etapa reset, o empreendedor deve pensar no Quando uma grande mudança acontece, não adianta seguir fazendo a mesma coisa ou tentar melhorar só um pouquinho '' Martha Gabriel , especialista em transformação digital que está fazendo e em como isso é entregue para o cliente. Neste ponto, o ideal é voltar ao básico para analisar seus recursos e verificar o que é possível criar a partir deles. Na última fase do processo (rebuild), é hora de agir e colocar a mão na massa para inovar. E isso para valer, não apenas da boca para fora. Fotos: Divulgação

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