Locaweb Edição 105
50 // reportagem / tiktok // revista locaweb @revistalocaweb Inspire-se nos grandes Uma série de marcas grandes e consolidadas no mercado está usando o TikTok para divulgar ações criativas e engajar novos usuários. O Magazine Luiza é uma delas. “A Lu [personagem tridimensional da empresa] estreou em agosto de 2020 na rede e fez um sucesso estrondoso. Em menos de 24 horas, o vídeo acumulou 4 milhões de visualizações e rendeu mais de 180 mil seguidores para o perfil”, lembra Rafaela Furtado, responsável por parcerias estratégicas do TikTok na América Latina. A especialista destaca também uma campanha promovida pela operadora Vivo. “A empresa lançou um desafio com o objetivo de gerar awareness (reconhecimento da marca) sobre seu novo produto, o Vivo Easy Prime. Para isso, convidou a criadora de conteúdo @LunaAngellina e se inspirou no challenge ‘Eu Nunca, Eu Já’”, conta Rafaela. Confira o vídeo neste link: http://lwgo.to/1k-. Outras empresas que estão marcando presença no TikTok e merecem atenção são Guaraná Antarctica, Avon e Desinchá. A consolidação da rede em todo o mundo, porém, vem mostrando que ela não vive apenas de challenges. Líder dentre os aplicativos mais baixados no planeta desde janeiro de 2020, a plataforma tem se mostrado cada vez mais relevante para as empresas. Dados divulgados mês a mês pela consultoria Sensor Tower apontam que o aplicativo do TikTok tem mais instalações, neste momento, que nomes de peso como Facebook e Instagram. Para Rafaela Furtado, responsável por parcerias estratégicas do TikTok na América Latina, o motivo desse sucesso está na coletividade e nos conteúdos leves divulgados na rede. “As ideias criativas são mais importantes do que a conexão social, e os usuários são celebrados por serem autênticos”, diz. Ao entender essa linguagem, muitas marcas podem criar conteúdos que falem diretamente com o público-alvo e, assim, gerar um novo canal, lotado de pessoas, para expor produtos ou serviços. Características marcantes O TikTok apresenta duas grandes características que podem ser benéficas para as empresas. Em primeiro lugar, está o alcance orgânico. Isso porque o algoritmo da rede é democrático. Quando percebe que um conteúdo está gerando maior interação, passa a exibi-lo de forma massificada na aba “Para Você”. Isso ocorre sem que haja necessidade de um pagamento por parte do usuário, como costuma acontecer em outras redes sociais. “Assim, qualquer vídeo pode viralizar. Não é incomum ganhar até 100 mil seguidores em apenas um dia”, afirma o especialista em comunicação disruptiva Kim Archetti. Outro ponto de destaque da plataforma é a autenticidade. Quanto mais fiel a empresa for a seus princípios, maior engajamento tende a gerar. “Aprendemos que as marcas bem-sucedidas dentro do TikTok são aquelas que abraçam a criatividade única e a espontaneidade da rede”, aponta Rafaela. A profissional também destaca que os challenges propostos por companhias criam uma sensação de pertencimento. “Ao permitir que usuários desenvolvam um conteúdo para sua campanha, você os transforma em autênticos e poderosos embaixadores da marca”, explica. Para quem? O TikTok abre espaço para uma variedade enorme de nichos. Uma navegação rápida pela rede dá acesso a conteúdos relacionados a esporte, beleza e culinária, sem contar dicas do tipo faça-você-mesmo nas áreas de decoração e construção. O público que acessa a rede social, no entanto, não é tão diversificado. “A audiência No TikTok, a autenticidade importa mais que as conexões sociais, de acordo com Rafaela, responsável por parcerias estratégicas da plataforma na América Latina
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