Locaweb Edição 105

37 // capa / marketplace // revista locaweb itens. Dessa forma, o resultado tende a aparecer muito mais rapidamente”, afirma Priscila. Ainda nesse aspecto, é importante conhecer a fundo quais vantagens e benefícios a plataforma oferece, as principais regras de integração e se existem parcerias que resolverão outras dores do negócio. “A estrutura fornecida além da ferramenta de vendas é primordial nessa escolha”, diz Jean. O diretor de tecnologia e marketplace da B2W Digital recomenda buscar as opções que tenham o máximo de processos automatizados, suporte de logística e possibilidade de integração de frete e ERP (sistema para gestão financeira, de compras e estoque). Entenda as possibilidades Como a reputação é ponto de extrema importância na escolha do parceiro, sua pesquisa pode começar pelo maior marketplace da América Latina. O Mercado Livre tem 51,5 milhões de usuários ativos e mais de 11 milhões de vendedores. Dona de uma série de soluções para os lojistas, a plataforma serve como vitrine para produtos de quase todas as categorias, de vestuário até linha branca. A cobrança de comissão é fixa e depende do tipo de anúncio que é feito. Há três modalidades disponíveis: Gratuito, Clássico ou Premium – com exposição baixa, alta e máxima, respectivamente. Entender suas prioridades nesse tipo de plataforma, bem como os recursos para manter uma boa margem de lucro, será imprescindível para escolher o ideal para sua empresa. O Magazine Luiza, que tem crescido muito ao longo dos últimos anos, também é uma opção poderosa para vendas via marketplace. Além dos tradicionais eletrônicos e eletrodomésticos, a empresa tem uma ampla diversificação de categorias, que vão de itens de beleza a pet shop. importante entender com quais deles faz maior sentido se conectar. “Na hora de escolher dentre as opções disponíveis, o empreendedor precisa entender a fundo sua própria proposta de valor (o que vende e por quanto) e se o público acessa aqueles canais e consome por eles", destaca Frederico. Outros pontos a serem avaliados são se o marketplace já vende produtos similares aos seus, se existe uma cultura de compra dessa categoria no site e, principalmente, se ele é referência nesse segmento. “É claro que a concorrência vai ser grande, mas a plataforma oferece um grupo maior de pessoas em busca desses E o retorno? Com os investimentos certos, é possível se destacar rápido nos marketplaces e começar a ver os resultados logo nos primeiros meses. Mas Wilson Borges, consultor do Sebrae-SP, afirma que essa não é uma regra. Tudo depende da categoria do portfólio, do cenário econômico, e de se a plataforma escolhida é centrada em realmente promover seu negócio e se a experiência de compra do cliente é 100% satisfatória. Segundo o especialista, o prazo médio de retorno é de seis meses a um ano, desde que o empreendedor trabalhe com afinco na plataforma. “Não é porque o marketplace tem toda a inteligência de mercado que irá fazer tudo sozinho pelo seu negócio. Como para qualquer outro canal de vendas, são necessárias dedicação e estratégia”, garante. Em qualquer negócio, o domínio dos canais de venda complementares é peça fundamental para o sucesso. Na internet, isso não é diferente '' Frederico Flores , especialista em comércio eletrônico e marketplace

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