Locaweb Edição 105

27 // feed / a nova era dos games // revista locaweb A nova era dos games E m 2020, a Nintendo celebra os 35 anos de seu personagem mais marcante. O Super Mario está presente nos consoles da empresa japonesa desde o começo dos anos 1980, mas foi apenas em 1985 que o encanador bigodudo estrelou seu primeiro jogo como protagonista. À época, o mercado de games era completamente diferente do atual e andava mal das pernas. Por conta de uma longa fase de jogos pouco criativos, o público estava saturado, e os desenvolvedores entraram em colapso, cujo ápice se deu em 1983, com o encerramento de várias empresas do setor. Mas eis que o Super Mario Bros. invadiu as telas e tudo mudou. Então focado nos Estados Unidos, o mundo dos jogos passou a ter o Japão como referência. E daí para frente, não parou mais de crescer. Hoje, o mercado de games é um dos mais poderosos do planeta. De tão consolidado, pouco sofreu com a pandemia do novo coronavírus. Se movimentou cerca de US$ 120 bilhões em 2019, segundo dados da SuperData, a expectativa é atingir a casa dos US$ 160 bilhões em 2020. Parte desse otimismo do setor reside no fato de que uma nova geração de videogames acabou de desembarcar em todo o mundo, inclusive no Brasil. Recentemente, saíram do forno os consoles PlayStation 5, da Sony, e a dupla Xbox Series S e Series X, da Microsoft. Este ano marcou também o retorno da representação oficial da Nintendo ao mercado brasileiro, As mulheres representam hoje 47% do público total de gamers no Brasil GERAÇÃO DE CONSOLES DESEMBARCA NO BRASIL E PROMETE AQUECER UM MERCADO QUE, CADA VEZ MAIS, CHAMA ATENÇÃO DAS EMPRESAS LEO ALVES

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=