Locaweb Edição 104
48 // reportagem / black friday e natal // revista locaweb @revistalocaweb As exigências do mercado online ENTENDA AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS DO VAREJO FÍSICO PARA O DIGITAL E VEJA COMO NÃO COMETER ERROS GRAVES AO ADAPTAR OS PROCESSOS O ato de vender é igual em qualquer lugar, mas o meio pelo qual o processo é realizado exige algumas adaptações. Os canais digitais, por exemplo, clamam por definições específicas em relação a diversos processos, mas por outro lado dão às lojas a oportunidade de testar, descartar e refazer diretrizes commaior rapidez do que ocorre nos comércios físicos – e gastando menos. É muito mais fácil e barato arrumar um banner mal impresso, por exemplo, do que uma fachada mal pintada. Outra característica das lojas online é que elas estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, enquanto a maioria dos pontos na rua funciona apenas em horários comerciais. Isso significa que a operação digital não para nunca e precisa estar pronta para atender novas demandas a todo momento. Essa peculiaridade exige atenção redobrada em um aspecto que nem sempre é levado com seriedade no varejo físico: o estoque. “No offline, muitas vezes a loja tem apenas um item e não está preparada para uma eventual troca, por exemplo”, destaca Rodrigo Bandeira, vice-presidente da ABComm. “No online, por sua vez, é preciso se dedicar à gestão da logística em sua amplitude, identificando o que foi comprado, sua correta separação, velocidade do envio e geração da nota fiscal”, completa. Deve existir uma harmonia nessa cadeia, e quem tem experiência apenas Na hora de montar uma loja virtual, é necessário se organizar e entender que o consumidor digital precisa de resposta, interação e informação '' Rodrigo Bandeira , vice-presidente da ABComm
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