Locaweb Edição 104

47 // reportagem / black friday e natal // revista locaweb viu envolta em incertezas. “Não podíamos prever quanto tempo isso duraria. Tínhamos locais com 100% do comércio fechado, outros em lockdown e alguns atuando em meio período. Em abril, faturamos apenas 10% do previsto em toda a rede, que é composta por 100 lojas”, conta o fundador Arthur Marcolino. A situação levou a franqueadora a tirar do papel seu projeto de e-commerce – que já existia, mas era barrado pelos franqueados por medo do impacto nas vendas físicas. A empresa decidiu criar uma loja virtual sob o guarda-chuva da Mil e Uma Sapatilhas, com centro de distribuição próprio, dando uma bonificação sobre as vendas às lojas. O objetivo era não apenas gerar faturamento para as unidades, mas também testar o formato para um novo modelo de vendas. O retorno da operação online centralizada mostrou que era possível a cada franqueado gerenciar seu próprio CD, trabalhando com três canais de vendas, em vez de dois. Segundo Arthur, isso gera faturamento, permite atingir um público que não era alcançado e, ainda, provoca grande impacto no frete. “Para mandar produtos do Sudeste para o Nordeste, por exemplo, saía muito caro. Com um centro de distribuição local, acreditamos que a conversão de vendas será mais fácil.” A Mil e Uma Sapatilhas é um case claro de como o e-commerce contribui não apenas para o faturamento, mas também para a estratégia e gestão do negócio como um todo. Financeiramente, a marca não teve resultados tão expressivos com a loja virtual, mas ela foi imprescindível para provar que seu projeto de multicanais era viável. “A tecnologia de multicentros de distribuição parecia algo distante antes da pandemia, mas agora já a compramos e implementamos”, conta Arthur. hubs de serviços e entregas. “Inicialmente, tivemos um retorno tímido, mas com ações incisivas e diretas de segurança e reeducação do cliente, a resposta está sendo surpreendente diante do cenário atual”, afirma. A nova plataforma e o histórico de lojas tradicionais do mercado online deram à Santino grandes expectativas para as datas importantes do final do ano. “Já estamos em busca de novos parceiros de logística e programando um aumento efetivo no atendimento ao cliente para atender a demanda”, diz Sérgio. A marca também está preparando ofertas-surpresa e campanhas de publicidade para atrair novos clientes. Vá além das vendas A rede de calçados Mil e Uma Sapatilhas sempre trabalhou com dois canais: franquias (varejo) e revenda (atacado). Com o fechamento das unidades, a marca se A solução do e-commerce contribuiu não apenas para o faturamento, mas também para a gestão do negócio como um todo, de acordo com Arthur, da Mil e Uma Sapatilhas Sérgio, da Santino, diz que o retorno da loja virtual foi tímido no início, mas depois os números começaram a subir

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=