Locaweb Edição 104
33 // feed / vídeos on demand // revista locaweb A plataforma de streaming da Globo, por exemplo, lançou a opção “Globoplay + canais ao vivo”. Ela dispensa pacotes a cabo e permite acompanhar programações de canais do grupo em tempo real ou sob demanda. Outra tendência é a integração de serviços, algo que já vem sendo usado por streamings como o Prime Video. Os assinantes conseguem pagar taxas extras para acessar conteúdos de outras plataformas – como Looke, Paramount+, StarzPlay e MGM – dentro da própria interface da Amazon. Lições importantes O mercado de streaming mostra algumas tendências de consumo e dá lições importantes para empreendedores de diferentes áreas. A primeira delas é que o cliente precisa estar no comando, fazendo o que desejar e na hora em que bem entender. “O usuário não quer mais simplesmente ficar parado em frente a uma tela, aguardando alguém jogar um conteúdo para ele. Ele quer participar, escolher e se manifestar”, destaca Marcelo. O profissional também ressalta a importância de trabalhar com uma ampla oferta de produtos adequada ao público. “Essa lição precisa, inclusive, ser observada por empresas de streaming, que, por terem alcançado grande audiência, passaram a enlatar e plastificar ‘o que funciona’, inibindo a criatividade e a arte. O usuário percebe isso e foge. O conteúdo pode até ser ‘rei’, mas a audiência é a ‘rainha’ e precisa ser respeitada”, explica. Na visão de Arthur, as empresas de streaming ainda são um pouco tímidas quando o assunto é fazer campanhas em mídia. Entretanto, o profissional destaca que algumas estratégias adotadas por parte delas trazem ensinamentos valiosos. “O grande ponto é que as companhias que atuam nesse segmento foram capazes de envolver os usuários e transformá-los no marketing corporativo. Esse é um aprendizado essencial para qualquer empresa”, finaliza. Streaming versus cinema Nos últimos anos, plataformas como Netflix e Prime Video se destacaram com a produção de filmes e séries originais. Os conteúdos, que funcionam como um diferencial “a mais” para assinar um serviço de streaming, fizeram sucesso entre o público e a crítica especializada – os títulos já foram indicados a grandes prêmios da indústria audiovisual, como Emmy e Oscar, batendo de frente com obras de estúdios renomados. A pandemia do novo coronavírus aproximou ainda mais os streamings ao cinema. Por conta da necessidade de distanciamento social, alguns filmes criados para as telonas foram lançados diretamente em players sob demanda. É o caso de "Mulan", da Disney. Para Marcelo Spinassé, CEO do Looke, as pessoas não vão deixar de ir ao cinema, já que a atividade é mais relacionada à experiência do que ao próprio conteúdo. “A pandemia só acelerou ummovimento que é inevitável: o encurtamento das janelas de distribuição. Com os grandes estúdios lançando suas próprias plataformas e chegando diretamente no usuário final, a competição vai se acirrar. Isso significa que novos serviços de streaming devem ser criados para criar uma oferta de serviços exclusivos aos assinantes”, explica. Mercado de streaming deve ser cada vez mais multitela, com cada membro da família acessando o conteúdo por meio de dispositivos diferentes
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