Locaweb Edição 104

32 // feed / vídeos on demand // revista locaweb mostra para os assinantes o que está no topo das listas mais populares, indica conteúdos que se assemelham ao perfil dos consumidores, gera debates e destaca curiosidades”, diz. Isso aumentou o interesse em produções audiovisuais que, há muito tempo, atraem os brasileiros. Para Arthur, o fato é que, antes, esse cenário ficava mais restrito às novelas, mas agora a discussão gira em torno dos principais filmes, séries e atores do momento. “O streaming se tornou a nova conversa da roda, na qual as pessoas sugerem e indicam conteúdos”, conta. de novas plataformas, como o Disney+, em novembro, que traz conteúdos originais da empresa do Mickey e de suas marcas (como Marvel, Pixar e National Geographic), promete fazer barulho. Isso porque o serviço obteve sucesso imediato nos Estados Unidos, conquistando 10 milhões de assinantes apenas no dia do lançamento. Para Arthur, o aumento de opções deve fazer com que o streaming se consolide ainda mais por aqui. O profissional explica que os brasileiros consomemmuito conteúdo de vídeo em dispositivos mobile, principalmente quando estão se deslocando. “Acredito que esse mercado será cada vez mais ‘multitela’. Afinal, trata-se de uma grande solução para inúmeras famílias, já que cada membro pode acessar o serviço via televisão, notebook, desktop ou tablet. Com isso, teremos mais plataformas, mais assinantes e mais planos familiares”, destaca. Marcelo, por sua vez, defende que a chegada de novas plataformas influenciará ainda mais o modo como os brasileiros consomem entretenimento. “Uma pesquisa feita nos Estados Unidos, no ano passado, indica que uma família americana tem, emmédia, 3,7 assinaturas de streaming. Ela prevê que, no futuro, o número suba para sete. Um estudo semelhante no Brasil indica que a família brasileira tem, no momento, 1,1 assinatura. Por aí já dá para ter ideia do potencial de crescimento desse mercado”, explica. O especialista acredita na migração do modelo tradicional de conteúdo audiovisual para o streaming. “As famílias assinarão diversos serviços de streaming, uma vez que uma única plataforma não consegue suprir todas as necessidades dos usuários”, diz. O aumento de assinaturas também deve influenciar o consumo de pacotes de televisão, que já sentiram um impacto com a popularização do streaming e começaram a se adequar às novas preferências dos clientes. Uma lição que o setor de streaming dá às empresas é envolver os usuários e transformá-los no marketing corporativo '' Arthur Igreja , TEDx speaker e especialista em tecnologia, inovação e tendências A nova cultura mudou, inclusive, a maneira como os brasileiros se entretêm em frente às telas. “Aos poucos, o hábito de assistir a séries e acompanhar episódios conquistou as pessoas. Curiosamente, esse fenômeno sempre foi muito comum nos Estados Unidos, mas não por aqui. O streaming chegou com uma proposta de diversificação”, comenta Arthur. Crescimento e diversidade Atualmente, os grandes players de streaming de vídeo já oferecem pacotes no Brasil, mas o nicho continua em expansão. A chegada

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