Locaweb Edição 104
11 // entrevista // revista locaweb Ensino democratizado A s escolas tradicionais de idiomas costumam seguir a mesma fórmula na hora de dar aulas. O professor parte de um tópico gramatical novo, e o aluno deve replicá-lo com exemplos, completando frases, circulando palavras erradas, passando por avaliações periódicas, e por aí vai. Só que, mesmo após anos de estudo, muita gente sente dificuldade na hora de conversar com nativos. E isso chamou atenção do curitibano Rhavi Carneiro. “A maioria dos cursos foca escrita e leitura, mas os estudantes querem viajar o mundo, falar e entender. Quando esse objetivo não é cumprido, vem a frustração”, diz. O empreendedor, inclusive, sentiu isso na pele ao passar uma temporada nos Estados Unidos. Lá, ele percebeu que a forma como os nativos falavam e se expressavam tinha uma dinâmica diferente daquela aprendida em sala de aula. “Comecei a questionar o método: será que o excesso de gramática fez com que minha comunicação com eles ficasse travada?”, afirma Rhavi. A partir desse insight, ele passou a estudar a forma como os poliglotas aprendem e técnicas para se tornar fluente. Acabou criando uma metodologia de ensino própria e, hoje, comanda uma das escolas online de idiomas mais bem-sucedidas do Brasil, a Fluency Academy. Na plataforma, é possível aprender inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. Todo o material é desenvolvido e revisado por nativos, com foco na comunicação oral. O interessante é que a empresa oferece duas formas de acesso, ambas com uso da tecnologia. Há um grande conteúdo gratuito, disponibilizado diariamente nas redes sociais ou RHAVI CARNEIRO É O NOME POR TRÁS DA FLUENCY ACADEMY, ESCOLA VIRTUAL DE IDIOMAS QUE OFERECE UMA SÉRIE DE AULAS GRATUITAS NA INTERNET E USA UMA METODOLOGIA ORIGINAL, COM FOCO NA FLUÊNCIA DOS NATIVOS BIANCA BELLUCCI E PAULO BASSO JR.
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