Locaweb Edição 103
54 // essencial / logotipo // revista locaweb TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA CONVERSAR COM SEU DESENVOLVEDOR A o iniciar o processo de criação de um logotipo, é preciso ter em mente que ele é a peça mais importante da identidade visual de uma empresa. Em uma única imagem, o elemento gráfico deve refletir os conceitos que a marca defende e apresentar um padrão que seja facilmente assimilado pelo público. Afinal, muitas vezes, é por meio dele que, mesmo inconscientemente, o usuário ou consumidor se identifica com o serviço ou o produto oferecido. “O papel do logotipo vai muito além de ser um simples desenho. Seu desenvolvimento deve ser cauteloso para contemplar diversos requisitos, como apresentar um design bonito, funcional e que transmita o DNA da marca. Além disso, ele deve ser configurado, desde o início, para se adaptar a todos os canais de comunicação do negócio”, conta Willian Bugs, gerente de projetos e estratégias digitais da Ideia Agência Digital. Diante da realidade socioeconômica no momento, na qual os consumidores estão analisando cada vez mais o posicionamento das empresas, e não apenas a qualidade de seus produtos ou mesmo o preço deles, o logotipo vem ganhando ainda mais força como assinatura das marcas. “Hoje, a mensagem transmitida tem um valor muito grande. Por isso, qualquer elemento visual deve ser pensado para gerar empatia imediata, por meio da combinação das cores, da escolha da fonte, da espessura dos traços e da criação de um ícone”, explica Rafael Rangel, gerente de relacionamento da Agência R8. Briefing Apesar de a criação gráfica não ser uma ciência exata, algumas diretrizes precisam O elemento gráfico deve ser adequado a todos os formatos de material digital ou físico que a empresa pretende usar, como sites e embalagens ssencia FIQUE DE OLHO O LOGOTIPO É A PRINCIPAL PEÇA DE IDENTIDADE VISUAL DE UMA EMPRESA. NA HORA DE MONTAR O BRIEFING, PERGUNTAS COMO "O QUÊ?", "POR QUÊ?", "COMO?", "ONDE?" E "QUANDO?", RELACIONADAS AO ITEM OFERECIDO, SÃO FUNDAMENTAIS. O LOGOTIPO PRECISA REFLETIR O QUE A MARCA DESEJA TRANSMITIR AO PÚBLICO-ALVO. OBSERVAR PEÇAS DE PARCEIROS E DE GRANDES MARCAS AJUDA NA ELABORAÇÃO DO PRODUTO FINAL. O ELEMENTO GRÁFICO DEVE SER RESPONSIVO PARA SE ENCAIXAR EM DIVERSOS FORMATOS E, ASSIM, SER REPLICADO EM INÚMEROS CANAIS DE COMUNICAÇÃO. PEÇA PRINCIPAL DA IDENTIDADE VISUAL DE UMA EMPRESA, IMAGEM DEVE REFLETIR OS VALORES E OBJETIVOS DO NEGÓCIO LUCHELLE FURTADO Como criar um logotipo que represente sua marca adequadamente
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=