Locaweb Edição 103

// revista locaweb 51 // reportagem / transformação digital Como produzir conteúdo para redes sociais ESTRATÉGIAS DEVEM SER DESENVOLVIDAS PARA RESOLVER AS NECESSIDADES DO CONSUMIDOR E GERAR IDENTIFICAÇÃO COM A MARCA P roduzir conteúdo relevante para os clientes é uma das chaves para consolidar a presença de uma empresa nas redes sociais, um dos pontos mais importantes da transformação digital. Para isso, o ideal é criar um planejamento estratégico que lhe permita usar as postagens da melhor forma possível, de modo a promover a imagem da marca, fidelizar consumidores e ampliar as chances de venda. Camila Renaux, especialista emmarketing estratégico, digital e inteligência artificial, defende que o conteúdo deve ser visto pelo empreendedor como a matéria- prima da estratégia. “As postagens em redes sociais precisam resolver problemas dos internautas, mudar seus estados de espírito, gerar identificação e despertar emoções”, afirma. Um dos primeiros passos para conseguir bons resultados em plataformas como Facebook e Instagram é definir com precisão a identidade da marca na internet – desde a parte visual até o estilo de comunicação. O ideal é ser autêntico e respeitar o DNA da empresa. Uma companhia que faça posts com uma linguagem descolada e leve, por exemplo, precisa estar preparada para receber seus clientes usando o mesmo tom. Algumas estratégias ajudam no planejamento dos conteúdos que serão publicados. O benchmarking (comparação de produtos, serviços e práticas empresariais que servem de referência), por exemplo, é um caminho indicado para entender o mercado e buscar dados que possam gerar ótimos resultados. “Sempre vale a pena analisar onde os concorrentes, que estão competindo pela atenção do mesmo público-alvo, estão acertando”, explica Camila. “Os influenciadores também devem ser monitorados. São eles que antecipam os comportamentos e as tendências que podem impactar o consumidor”, completa. A especialista, eleita por duas vezes como a melhor profissional de marketing digital do Brasil pela Associação Brasileira de E-commerce e Associação Brasileira de Agentes Digitais, em 2018 e 2019, recomenda que as empresas pensem em pautas com a ajuda de ferramentas como o Google Trends. A plataforma gratuita mostra os termos mais procurados no buscador online. “A partir dela, é possível encontrar temas populares que combinem com o que a marca almeja comunicar e planejar uma linha editorial para abordá-los da melhor forma possível”, conclui. Os influenciadores devem ser monitorados, pois antecipam comportamentos e tendências '' Camila Renaux , especialista em marketing estratégico, digital e inteligência artificial Foto: Daniel Zimmermann

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