Locaweb Edição 103
Foto: Wanezza Soares 33 // capa / comomontar seu e-commerce // revista locaweb Se estabelecer uma boa logística é fundamental para um e-commerce funcionar bem, o mesmo pode ser dito dos meios de pagamento. A dica para fazer bonito nessa área é oferecer um caminho rápido e seguro. “Quem cria muitas etapas de processamento afasta os compradores”, diz Vitor. O mesmo pode ocorrer a quem envia link de pagamento por WhatsApp, pois isso ainda soa suspeito para os consumidores. Para não perder vendas nesse momento, o melhor a fazer é procurar uma plataforma que ofereça recursos nativos capazes de auxiliar na logística e nos pagamentos, tornando o processo eficaz. A Tray, por exemplo, conta com o Frete Fácil, serviço que tem contrato com os Correios e com a transportadora Jadlog. Já a ferramenta de pagamentos Yapay só precisa ser ativada para que o lojista comece as vendas e receba os valores sem problemas. preciso ficar de olho no quanto é fácil cadastrar produtos e fazer alterações individuais e em massa, entre outros processos rotineiros de uma loja virtual”, destaca Priscila. Logística e pagamentos Antes de fechar contrato com uma plataforma, vale ainda atentar a dois pontos de grande importância para o bom funcionamento do site: a logística e os meios de pagamento. “No universo digital, o consumidor costuma associar uma boa experiência de compra a um curto prazo de entrega. Então, adapte o negócio para receber os pedidos rapidamente, colocá-los em embalagens corretas e despachá-los o mais rápido possível”, recomenda Vitor Magnani, presidente da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O) e do Conselho de Comércio Eletrônico da FecomercioSP. Vale ressaltar que os e-commerces têm a possibilidade de gerar clientes em qualquer parte do país – uma boa vantagem em tempos de pandemia. A Chocolateria Brasileira, por exemplo, viu seus 20 pontos físicos perderem dinheiro com o fechamento dos shoppings e do comércio não essencial. A loja virtual criada às pressas, no entanto, acabou contribuindo não só para a retomada do faturamento, mas para a expansão da marca. “O maior benefício que vimos na transformação digital foi levar nosso produto a locais do Brasil que ainda não conheciam nosso nome”, diz Cintia Pitta, gerente de franquias da Chocolateria Brasileira. “Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados foram as datas em que mais realizamos vendas, pois temos uma linha específica de presentes. Agora, acreditamos que o comércio online em épocas comemorativas será uma tendência para nós”, completa. O negócio deve ser adaptado para receber os pedidos e entregá-los com a maior rapidez possível, destaca Vitor, da ABO2O Cintia, da Chocolateria Brasileira, aponta que a loja virtual lhe permitiu levar seus produtos para diversos lugares do Brasil que ainda não os conheciam
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