Locaweb Edição 103

32 // capa / comomontar seu e-commerce // revista locaweb @revistalocaweb contratar uma plataforma pronta e, por meio de uma mensalidade, ter em mãos tudo que é preciso para chegar lá”, afirma Pedro. A dica para escolher o melhor serviço é analisar a experiência que será oferecida para quem mais importa nesse jogo: o cliente. Até porque, se a jornada dele não for boa, a compra não será efetivada. “Por isso, vale observar se a proposta do site tem navegação fácil, carrega rapidamente e apresenta os produtos de forma atraente. Analise outras páginas feitas na plataforma para tirar suas conclusões”, comenta a especialista em estratégia de negócios Priscila Guskuma. Só depois de conhecer a infraestrutura oferecida ao consumidor é que o empreendedor deve se aprofundar na parte interna do negócio, que se refere à sua experiência direta com a ferramenta. “Nesse ponto, é A gestão de uma loja virtual envolve desde a apresentação dos itens até o controle de estoque e dos prazos '' Túlio Sá, coordenador do setor de Comunicação e Marketing do Senac Santa Catarina De olho nas finanças Os empreendedores de primeira viagem podem se perder na hora de organizar as finanças da loja virtual. Isso porque não é difícil se iludir com o número de vendas sem pensar nas taxas a serem pagas. “Cada vez mais os pagamentos ficam restritos a cartão de crédito”, alerta Túlio Sá, coordenador do setor de Comunicação e Marketing do Senac Santa Catarina. Isso significa que, antes de precificar um produto, é importante pensar na porcentagem que as operadoras vão tomar de cada venda. Outra observação fundamental é a do fluxo de caixa. “Muitas plataformas pagam em 30 ou 60 dias. Se o empreendedor compra a mercadoria à vista, fica sem capital de giro. E, quando recebe, a comissão cobrada atrapalha as contas. Por isso, é preciso ter uma reserva para organizar a casa”, comenta a especialista em estratégia de negócios Priscila Guskuma. Para não começar o jogo perdendo, é importante pensar nessas questões financeiras e criar, desde o início, um ambiente sustentável. Caso necessário, consulte um especialista, antes de criar sua loja virtual. O segundo ponto a ser considerado é a estratégia financeira (veja o quadro ao lado). Aqui, é interessante fazer uma pesquisa prévia da concorrência para descobrir quais são os preços competitivos para seus produtos ou serviços. Na hora de estabelecer os valores, não se esqueça de colocar na conta os custos com frete, logística e impostos. Após esses procedimentos, você já estará apto a pesquisar as plataformas de e-commerce disponíveis no mercado. A partir daí, seu negócio online estará mais perto do que imagina. A melhor plataforma Foi-se o tempo em que era necessário ser um expert em tecnologia para montar uma loja virtual. “Cerca de 10 anos atrás, era importante entender vários pontos técnicos que fogem do conhecimento da maioria das pessoas, como programação e códigos. Atualmente, basta

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