Locaweb Edição 102
52 // especial / a cara do seu produto // revista locaweb @revistalocaweb A embalagem também pode ser usada para oferecer mimos que ajudem a fidelizar os clientes. Muitos restaurantes que entregam por meio de delivery escrevem recadinhos personalizados com o nome do consumidor. Há também quem envie cupons que podem ser usados nas próximas compras. Tudo isso ajuda no processo de fidelização. Também é possível adotar essa estratégia em lojas virtuais dos mais variados setores. A marca de cosméticos Sallve, por exemplo, envia seus produtos em uma caixa personalizada. A embalagem adota o padrão visual da empresa e, ainda, passa mensagens positivas e empoderadas para o cliente – a tampa de abertura, por exemplo, traz a frase “a vista daqui é linda”. O clube de assinatura de livros TAG, por sua vez, sempre renova suas caixinhas de transporte. Um dos modelos anuncia a entrega do produto com o título “Cheguei!” em destaque, seguido de uma frase que instiga o consumidor a viver experiências literárias. Estratégias como essas, de acordo com diretrizes do Sebrae Nacional, ajudam a humanizar o relacionamento e aproximam a empresa do consumidor. Fortalecer esse vínculo é uma proposta com grandes chances de sucesso, principalmente no cenário de distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, que deixou algumas pessoas mais carentes de afeto. Sustentabilidade importa Não são poucos os consumidores que se preocupam com os posicionamentos humanitários e ambientais adotados pelas empresas. Cada vez mais é comum encontrar possíveis clientes que deixam de comprar um produto por não concordar com alguma atitude ou causa defendida pela marca. Por conta disso, valores como sustentabilidade, por exemplo, podem ser refletidos nas embalagens – desde que sejam sinceros. “O tema vai muito além da escolha do material usado no recipiente e envolve todo o seu ciclo de vida, que vai desde a extração de recursos para a produção até a revalorização e disposição final”, destaca Cláudia. Componentes como plásticos, metais, vidros, papéis e recursos orgânicos e biodegradáveis têm uma boa relação com processos de reciclagem ou reaproveitamento. “O ideal é incluir as embalagens no sistema de economia circular, em que os recursos devem ser mantidos em uso pelo maior tempo possível, postergando ao máximo sua vida útil”, recomenda a professora do Instituto Mauá de Tecnologia. De olho nas tecnologias E-commerces que contem com gôndolas digitais devem tomar ainda outros cuidados na hora de projetar as embalagens de seus produtos. Um deles é pensar em como a imagem aparecerá na disposição exibida pelo site. “No ambiente online, é preciso levar em conta a maneira como o item é apresentado para o Clube de assinatura de livros TAG usa frases divertidas nas embalagens para criar uma relação mais próxima com o público Luis, da CBA B+G, destaca a importância de analisar como a embalagem vai aparecer no site
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