Locaweb Edição 102
51 // especial / a cara do seu produto // revista locaweb A aplicação das cores nas embalagens contribui de maneira significativa para a escolha ou rejeição de um produto '' Cláudia Alquezar Facca , coordenadora dos cursos de graduação e pós-graduação em Design do Instituto Mauá de Tecnologia 7 dicas práticas para criar uma boa embalagem 1 Preocupe-se em oferecer pacotes e recipientes funcionais. É importante que o produto chegue à casa do cliente intacto e com a melhor apresentação possível. 2 Aposte em uma identidade visual e use as cores para se comunicar com o consumidor. 3 Apresente o logotipo da empresa e as principais informações do produto, mas aborde apenas o que seja realmente relevante para o cliente. 4 Invista em embalagens sustentáveis e mostre que sua marca está comprometida com o meio ambiente. 5 Mimos e personalizações ajudam a humanizar o relacionamento com o consumidor. Eles podem ser incluídos tanto nos recipientes de produtos como nas caixas de transporte e nas embalagens de delivery. 6 Desenvolva embalagens compatíveis com as práticas do seu e-commerce e, se for o caso, adote tecnologias exigidas pelo mercado, como QR Code. 7 Evite modismos e exageros. Muitas vezes, um simples detalhe já faz diferença. a empresa quer passar. Uma marca de cosméticos que deseje abordar fatores como suavidade e cuidado, por exemplo, pode optar por cores mais claras e com menos contrastes, que passam essas sensações”, afirma. Elementos e mimos essenciais Alguns elementos visuais são essenciais para a criação de uma boa embalagem. Além do cuidado com a estética, fator importante na hora de chamar atenção do consumidor, é preciso garantir que o logotipo da empresa esteja presente. Também é recomendado apresentar informações referentes ao produto. Elas devem ser posicionadas de forma clara e legível em um local que não afete o design da apresentação como um todo. Uma dica nesse sentido é preocupar-se apenas com dados que realmente tenham algum valor para o consumidor. “Um dos maiores erros, principalmente entre pequenas e médias empresas, é usar as embalagens para descrever informações importantes para a indústria, mas que não fazem diferença para o cliente”, comenta Gian. As cores da embalagem precisam fazer sentido diante da mensagem que a marca quer passar, aponta Ludmila, da Abedesign
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