Locaweb Edição 102

50 // especial / a cara do seu produto // revista locaweb @revistalocaweb Um dos maiores erros é usar as embalagens para descrever informações que não fazem diferença para o cliente '' Gian Franco Rocchiccioli , partner & chief strategy officer da agência de consultoria e design Pande conceitos, valores e produtos. Nesse cenário, a escolha dos tons que serão usados é um dos fatores mais importantes. “A aplicação das cores nas embalagens vai além dos recursos gráficos, servindo como uma ferramenta útil de persuasão, além de contribuir significativamente para a escolha ou rejeição de um objeto ou produto”, diz Cláudia. Isso faz parte de um processo chamado psicologia das cores (veja mais na página 54). Ludmila Oliveira, consultora de negócios e vice-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), ressalta outro detalhe importante: “Os tons precisam fazer sentido diante do produto e da mensagem que primordial para quem deseja criar embalagens atrativas e que sejam facilmente associadas à marca. “O conceito deve ser desenvolvido a partir de um conjunto de elementos gráficos (como logotipo, símbolos, cores, tipografias e grafismos) que represente visualmente, e de forma sistematizada, um nome, uma empresa, uma instituição, uma ideia, um produto ou um serviço”, destaca Cláudia Alquezar Facca, coordenadora dos cursos de graduação e pós-graduação em Design do Instituto Mauá de Tecnologia. A profissional ressalta que a identidade visual funciona como o primeiro contato entre a empresa e o público. Além de criar reconhecimento da marca, ela é importante para reforçar Experiência de compra O primeiro ponto a ser considerado na hora de desenvolver uma embalagem persuasiva é apostar em recipientes que atendam as necessidades do negócio. Um restaurante que trabalha com delivery, por exemplo, precisa garantir que a embalagem não abra durante o transporte. Além disso, é possível optar por produtos que ajudem a separar diversos tipos de alimentos, deixando a apresentação do prato mais apetitosa e funcional. Já um e-commerce que trabalha com venda de componentes eletrônicos deve adotar caixas reforçadas e usar bastante plástico bolha. Assim, fica mais fácil garantir que o produto chegue sem avarias à casa do cliente. Mais do que a questão funcional, no entanto, é necessário considerar que a embalagem faz parte da imagem que você pretende criar perante o consumidor. “As pequenas e médias empresas precisam reconhecer o valor e o papel da embalagem não apenas como algo para acondicionar o produto que será entregue ao cliente, mas também que serve para construir identidade e dar força à marca”, explica Gian Franco Rocchiccioli, partner & chief strategy officer da agência de consultoria e design Pande. O especialista alerta para o fato de que, desde as décadas de 1980 e 1990, o volume de ofertas supera a vontade que as pessoas têm de consumir. Isso faz com que elas analisem diversas opções antes de decidir o que vão comprar. Esse processo é guiado por dois fatores importantes: marca e embalagem. É por isso que, muitas vezes, vender mais não é um processo atrelado apenas à qualidade de um produto, mas também a toda a experiência oferecida. A arte de convencer Prestar atenção aos detalhes da identidade visual é um fator

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