Locaweb Edição 102

46 // especial / vendamais como cross-selling // revista locaweb @revistalocaweb Produtos selecionados A partir do momento que a loja conquista uma clientela fiel, o empreendedor começa a ter mais noção do que o consumidor precisa e, assim, pode aprimorar as estratégias de cross-selling. Isso fica ainda mais evidente no mundo digital, graças à assertividade das diversas ferramentas de análise disponíveis no mercado, como o Google Analytics. “Ciente do perfil de quem já foi conquistado em algum momento, o lojista pode identificar como um item com grande potencial de conversão qualquer novidade relacionada ao produto que foi comprado anteriormente. A partir daí, a venda cruzada tem grandes chances de ser concluída”, explica Fabiano. É fundamental, no entanto, não correr o risco de transformar a confiança adquirida em um relacionamento tóxico. Por isso, a dica geral aqui é evitar bombardear o consumidor com itens e serviços indesejados, atuando para impactá-lo apenas com a promoção certa, na hora adequada. Quando o cliente sente que você entende do que ele precisa no momento ideal, as chances de ele consumir algo a mais são ampliadas. “Por outro lado, se a empresa trouxer ofertas desconexas com o perfil do consumidor, ele pode achar que está navegando em um site cheio de spam”, alerta Alexandra. Revisite seus dados Já ficou claro que o comportamento do consumidor é a variável mais importante para o sucesso de uma estratégia de cross-selling. Por isso, a grande dica para quem pretende começar a adotar a prática é atrelar as informações levantadas à base de dados que você, provavelmente, já tem. A ideia aqui é usar os cadastros de clientes para encontrar todas as respostas necessárias à boa prática da venda cruzada: quais são suas De acordo com Fabiano, especialista em liderança e vendas, é importante conduzir o consumidor a adquirir aquilo de que ele realmente precisa Alexandra, da Ebert Comunicação, destaca que o cross-selling também é um bom formato para divulgar o portfólio de produtos

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