Locaweb Edição 102
39 // capa / na rota do engajamento // revista locaweb possível criar bons vídeos para promover produtos. “As redes sociais estão cada vez mais priorizando esse tipo de conteúdo”, lembra Kleber. “O YouTube é a grande plataforma no segmento, mas o Instagram tem o IGTV e o Reels, e o TikTok tem ganhado um espaço absurdo no Brasil”, completa. Nesse caso, é bem provável que sua persona se encaixe num desses canais. Podcast O podcast é a plataforma do momento para geração de Marketing de Conteúdo. “O formato em áudio vem ganhando força porque é fácil para o público ouvir temas que o interesse enquanto realiza outras atividades”, explica Yara Verônica, professora e consultora nas áreas de comunicação e marketing e à frente da startup Sob Nossa Direção. O conteúdo pode ser oferecido a partir de vários canais, desde o próprio site da empresa até aplicativos de terceiros, como o Spotify e o Deezer. Muitos perfis de consumidores, entretanto, ainda não criaram o costume de ouvir podcasts. E-book O e-book é um material interessante para o público, já que permite aprofundar temas tratados de forma mais superficial, por exemplo, no blog da empresa. “O material costuma ser liberado em formato PDF, o que é bom para os clientes, pois assim pode ser consultado a qualquer momento”, diz Yara. A especialista lembra ainda que, ao liberar um e-book para download, a empresa pode solicitar que a pessoa faça um cadastro. “Essa é uma das melhores maneiras de capturar leads e aumentar o mailing de contatos”, comenta. Há diversos modelos de e-books disponíveis. Alguns são ilustrados, outros não. Não há um número de páginas definido. O importante é que o tema proposto seja tratado de forma adequada do começo ao fim. E que, como nas demais plataformas, fale diretamente com sua persona. Influencers Selecione um influencer digital que simpatize com sua marca e que possa trazer retorno para a empresa na hora de fazer uma campanha de Marketing de Conteúdo. Mas não é necessário gastar uma pequena fortuna com nomes famosos. De acordo com Kleber Pinto, sócio-fundador da agência Midiaria.com, um nanoinfluenciador pode até ser mais relevante para determinados tipos de campanhas – ainda mais se ele for da região em que fica a sua persona. E-mail marketing O e-mail marketing é outro canal importante para engajar o consumidor. A ferramenta pode ser usada para impactar um público específico, com conteúdo personalizado, ou para fazer comunicados gerais, trazendo novidades a respeito de produtos e as principais notícias da empresa. Costuma funcionar muito bem para vender produtos em datas comemorativas, como o Natal e a Black Friday. Para gerar resultado, é importante que os e-mail marketings contem com boas calls to action (chamadas para ação). Geralmente, isso pode ser realizado por meio de links ou botões com cores e fontes destacadas e que ofereçam algo em termos imperativos, como “clique aqui” ou “acesse”. Webinar O formato de conferência ou seminário online conhecido como webinar está em evidência (veja mais na página 28). Por meio dele, também é possível fazer campanhas de Marketing de Conteúdo e compartilhar dados relevantes da empresa. “O webinar pode até ser gravado, mas ao vivo é mais interessante, pois a audiência consegue interagir a partir de um chat ou até mesmo pelo próprio vídeo”, destaca Yara. Para criar esse tipo de evento, é recomendado trabalhar com ferramentas robustas de videoconferência. As mais populares (e com versões gratuitas) são: Zoom, YouTube Live, Google Meets e Skype.
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