Locaweb Edição 102

30 // feed / eventos online // revista locaweb como anunciar novos produtos e serviços. A Volkswagen, por exemplo, organizou o lançamento de seu novo modelo de automóvel, o Nivus, por meio de uma videoconferência. Palestras e bate-papos a respeito de temas específicos também são bons formatos para se aproximar de clientes e parceiros. Uma loja de produtos com a temática geek, por exemplo, pode promover encontros virtuais para debater a influência da cultura pop na sociedade. Já uma marca que trabalhe com venda de alimentos consegue realizar eventos online para apresentar novas linhas de produtos, falar a respeito da importância da alimentação balanceada e até compartilhar receitas com seus ingredientes. Seja qual for o setor de atuação, é importante que o empreendedor domine plenamente o assunto que será abordado. Por isso, vale a pena instruir bem as pessoas que comandarão a reunião, preparar um roteiro e elaborar materiais complementares que possam ser usados pelos participantes. Depois que tudo estiver organizado, é hora de divulgar a iniciativa. A abordagem deve variar conforme a intenção do evento, que pode reunir pessoas pré-selecionadas ou ser disponibilizado para todos os interessados. Em ambos os casos, de qualquer forma, recomenda-se criar um método para confirmar a presença dos participantes. As inscrições, por sinal, também funcionam como uma oportunidade para captar leads (dados de potenciais clientes). “A tecnologia de transmissão ao vivo será amplamente adotada daqui para a frente”, comenta Miguel Soihet, diretor comercial da INAC Sistemas, plataforma de captação e exibição de vídeo e áudio. O especialista explica que isso não significa que os congressos e eventos presenciais vão acabar. “Entretanto, as conferências de menor porte, como as promovidas por pequenas e médias empresas, devem migrar em peso para plataformas virtuais”, acrescenta. Ferramentas de transmissão Diversas ferramentas gratuitas permitem organizar e participar de eventos virtuais. Boa parte delas oferece transmissões de qualidade e conta com recursos interessantes, como a possibilidade de compartilhar telas e exibir uma apresentação ao vivo para os participantes. O Zoom e o Google Meet despontam atualmente dentre os serviços mais usados pelas pequenas e médias empresas. As plataformas, por sinal, foram as grandes responsáveis pela popularização da prática no Brasil, pois são acessíveis, fáceis de usar e não exigem instalações de plug-ins – tudo é feito via navegador ou aplicativo. “Em abril deste ano, o uso diário do Meet foi 30 vezes maior do que em janeiro, o que demonstra a relevância da tecnologia”, comenta Lucas Smit, especialista de Google Cloud da gigante da tecnologia. “As pessoas estão mais conectadas em casa e passaram a aumentar o consumo de produtos online, 5 passos para criar um bom evento online 1 Planejar-se com calma é uma das chaves para ter um projeto bem-feito. É preciso preparar materiais, estruturar os tópicos que serão abordados e treinar as pessoas que vão apresentar a conferência. 2 Assim como ocorre nas reuniões presenciais, é preciso ficar atento ao tempo de duração do evento. O ideal é não fazer tudo correndo, mas evitar que a apresentação fique longa demais. Os horários de início e término devem ser divulgados antecipadamente, para que os participantes possam se programar. 3 Quem pretende usar plataformas gratuitas deve realizar a transmissão por uma rede de internet confiável e com câmeras e microfones de boa qualidade. Isso porque as instabilidades colaboram para que o público perca o interesse no evento. 4 Vale a pena interagir com os participantes. Fazer e responder perguntas, por exemplo, é uma forma de gerar engajamento e interesse. 5 Caso o evento seja aberto ao público, invista em uma estratégia de divulgação para atrair mais participantes. Para Miguel, da INAC, os eventos de menor porte migrarão em peso para os ambientes virtuais

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