Locaweb Edição 102
12 // entrevista // revista locaweb Por que é interessante para uma empresa investir no Pinterest? Todo conteúdo publicado no Pinterest é orgânico e evergreen (sempre verde, que não envelhece). Na prática, não importa quanto tempo passe depois que estiver no ar. Se estiver bem-descrito, com imagem de qualidade e as hashtags certas, vai continuar criando engajamento e tráfego para o usuário. Sem contar que cada pin carrega um link, o que é essencial para marcas, sites e blogs. Isso significa que, ao criar o conteúdo certo, as pequenas e médias empresas podem concorrer em condições de igualdade com as grandes dentro da plataforma? Sim. Das buscas feitas no Pinterest, 97% não estão relacionadas a uma marca específica. Nossos usuários estão abertos não apenas a ideias e inspirações, mas também a descobrir produtos e empresas de todos os tamanhos e setores. E, ao contrário do que vemos em outras plataformas, o número de pessoas que o seguem não interfere no alcance do perfil e dos pins. Você pode ter, por exemplo, 250 seguidores e 100 mil de alcance mensal. Como as PMEs podem começar a usar o Pinterest? O primeiro passo é configurar a conta para business. É super-rápido, gratuito e dá acesso a ferramentas profissionais. Entre elas, estão os Pins de Produto, que mostram disponibilidade em estoque e preço, e o Shop the Look, que permite inserir tags em partes específicas da imagem dos itens. Vale destacar também os Pincodes, QR codes customizados que levam os usuários a um perfil, pin ou uma pasta, e os Catálogos, que dão liberdade para que as marcas façam upload de suas coleções completas na plataforma, criando pins de produto de uma forma automática. Outra solução de negócios interessante é o Pinterest Analytics, que traz insights de engajamento e tráfego. Uma vez criada a conta no Pinterest, como a empresa deve alimentar o perfil? Recomendamos criar semanalmente pins vinculados ao negócio para ter mais engajamento e aumentar o alcance orgânico. Também é válido postar menos e com frequência, em vez de muito de uma única vez. Assim, você vai atingir um público maior. Existe algum tipo de conteúdo que gera mais engajamento? Conteúdo, não. O Pinterest tem espaço para todos os tipos de marcas, de qualquer tamanho ou setor. Entretanto, temos algumas dicas práticas que ajudam a engajar mais. O importante é ressaltar tudo que o pin fornece, dando à plataforma sinais sobre como e onde inseri-lo. Para isso, escreva títulos fáceis de pesquisar e crie descrições detalhadas, além de usar boas palavras- chaves e hashtags. No perfil, categorize suas pastas e adicione títulos específicos, relevantes e que também contenham termos fortes. Isso ajuda na otimização de pesquisa e dá mais visibilidade. Como a plataforma pode ajudar as lojas virtuais, por exemplo, antes de datas comemorativas? As marcas devem começar a postar conteúdo entre 30 e 45 dias antes do evento – ou até mais cedo! Isso porque as pessoas começam a buscar inspiração com antecedência. Os usuários da plataforma dão início ao planejamento de Natal, por exemplo, em setembro. No entanto, neste ano, eles começaram as pesquisas em abril – oito meses antes. As buscas relacionadas à data cresceram 77%, com destaque para um aumento três vezes maior em relação à frase “ideias de presentes de Natal”. Além de fotos, o Pinterest trabalha com vídeos. Que dicas você dá para que as empresas aproveitemmelhor esse tipo de conteúdo? Os pins de vídeo são uma ótima maneira de contar uma história mais completa a respeito de sua marca ou seu projeto, levando o conteúdo para um nível maior. Alguns aspectos importantes a serem lembrados são que o vídeo capta a atenção dos usuários nos primeiros segundos e, além de ser prático, costuma ensinar algo às pessoas. Afinal, incentiva a ação, a fazer coisas na vida offline. Por isso, a imagem de capa deve fornecer uma ideia clara do que será transmitido. Vale destacar também que vídeos curtos, que resumam a ideia em menos de dois minutos, são os que funcionam melhor. A empresa deve exclusivamente criar conteúdo ou vale a pena pinar fotos e vídeos de outros perfis? Vale pinar. O foco do Pinterest são ideias inspiradoras e úteis – sejam da sua empresa, sejam as encontradas por você. Mas sempre deixe bem claro o que vem de outros perfis, separando-os em pastas e subpastas. Tem algo que você recomenda que as empresas evitem ao trabalhar com a plataforma? Não recomendamos salvar um mesmo pin mais de uma vez ou fazer isso com frequência. A explicação é simples: conteúdo repetido pode prejudicar a experiência do usuário e ser sinalizado como spam. O Pinterest tem planos para otimizar o uso da ferramenta no ambiente de negócios? Sim. Estamos investindo constantemente em melhorias nas ferramentas de compras na plataforma. Nosso objetivo é que a experiência de compra do usuário, da inspiração à ação, seja a mais satisfatória possível. Ao contrário do que vemos em outras plataformas, o número de pessoas que o seguem no Pinterest não interfere no alcance do perfil e dos pins. Você pode ter, por exemplo, 250 seguidores e 100 mil de alcance mensal ''
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