Locaweb Edição 101
52 // capa / as novas regras do jogo // revista locaweb @revistalocaweb conta. A empreendedora abre uma caixa de perguntas no pré e no pós-live e responde dúvidas das consumidoras – o que tem criado uma sensação de pertencimento que já gera grandes frutos. De acordo com Allyne, nos dias seguintes às transmissão ao vivo, a marca tem picos de vendas na loja virtual. “O conteúdo geral das transmissões mostra que a GG.rie tem a minha cara. Nada vale mais que isto: sua marca ter um rosto de confiança, com o qual o consumidor se sinta confortável para conversar”, diz Allyne. Segundo a profissional, isso ajuda muito no processo de compra, porque dá mais credibilidade à marca e segurança ao consumidor – já que o cliente sente que tem alguém para procurar, caso tenha dúvidas ou problemas durante a conversão ou mesmo no pós-venda. Deixe o improviso de lado Para desfrutar todo o poder das transformações ao vivo, é imprescindível dedicar-se ao planejamento de uma boa estratégia. “Não se pode esquecer que as lives são um formato de conteúdo. Por isso, é necessário saber com quem você está falando e em qual momento da jornada de compra você deseja impactá-lo”, destaca Daniel, da Netshow.me. Quando bem produzido, o material será responsável pela retenção e pelo desenvolvimento do consumidor através do funil de vendas. Entender com quem você quer se comunicar é importante também dentro do contexto de que, agora, há dezenas de lives acontecendo ao mesmo tempo. Conversar com sua base de seguidores e criar uma identidade que eles reconheçam pode ser determinante para manter a autenticidade e se destacar. Se você tinha uma operação majoritariamente offline, pode ser legal trazer para o digital algumas dinâmicas já conhecidas pelos clientes, de modo a potencializar a sensação de identificação. Dedicar-se à criação de uma pauta coerente e não apostar no improviso são outros aspectos fundamentais antes de ir ao ar. Allyne afirma que, durante as lives, a mensagem da marca está o tempo todo em jogo. “O que você fala precisa estar alinhado aos seus valores e objetivos. Isso é fundamental para não apenas atingir os novos clientes, mas também fidelizar os antigos”, diz Allyne, da GG.rie. Nesse sentido, um bom planejamento ajuda a reduzir os riscos e as chances de crise, garantindo que seu recado seja entregue da forma que esperava. “Na TV linear, a grade de programação é fixa, e todos os programas passam no mesmo dia e horário. Isso gera hábito e direciona as pessoas a consumir o conteúdo”, lembra Daniel. Daí a importância de criar também uma consistência de transmissões ao vivo. Dessa forma, fica mais fácil engajar e desenvolver uma comunidade em torno do que demandou tempo e recursos. Uma vez ao vivo, é preciso pensar também em algumas questões técnicas que envolvem o conteúdo. É importante, por exemplo, evitar problemas relacionados a direitos autorais na hora de escolher a trilha sonora. “Caso você use músicas que não sejam de livre distribuição, é necessário pagar o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD). O valor Não importa o tamanho nem o setor. Quem entrega autenticidade com experiência nesse tipo de canal tem tudo para fidelizar o cliente '' Daniel Arcoverde , fundador da Netshow.me
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