Locaweb Edição 101

50 // capa / as novas regras do jogo // revista locaweb @revistalocaweb Amplifique sua voz com as lives ENTENDA COMO AS TRANSMISSÕES AO VIVO NAS REDES SOCIAIS PODEM ATRAIR MAIS CLIENTES E POTENCIALIZAR SUAS VENDAS J á faz alguns anos que transmissões ao vivo fazem parte da estratégia de marketing das marcas mais antenadas no ambiente digital. A técnica, porém, ainda era explorada de maneira tímida e pontual, apesar de mostrar potencial no engajamento e na retenção de novos clientes. Tudo mudou diante da implementação do distanciamento social, que forçou as empresas em processo de reinvenção digital a renderem-se de vez ao conceito. “Com tanta gente disponível na internet, criou-se não apenas uma janela para se comunicar, mas uma nova forma de entregar serviço para o consumidor”, diz Rodolfo Benetti, diretor de marketing da agência de marketing Orgânica Digital. E é assim que as lives se transformaram em uma das ferramentas mais poderosas do momento para vender produtos e serviços. Desde, é claro, que sejam preparadas e realizadas de maneira adequada. Motor de vendas Com as compras digitais caindo de vez nas graças do consumidor, as transmissões ao vivo revelaram-se muito versáteis. Isso porque, por meio delas, é possível não apenas expor produtos e serviços para quem realmente estiver interessado em adquiri-los, mas também tirar rapidamente dúvidas de clientes e até mesmo efetuar vendas diretas. “Para converter, é preciso chegar até as pessoas. E as lives proporcionam esse alcance sem barreiras geográficas”, destaca Daniel Arcoverde, fundador da Netshow.me, empresa de tecnologia e serviços para gerenciamento, distribuição e monetização de vídeos e conteúdos online. De acordo com o profissional, as transmissões ao vivo têm o trunfo de tratar com maior eficiência os assuntos que estão em evidência. “Esse tipo de estratégia tem dez vezes mais poder de engajamento que um material gravado, por exemplo. Isso porque ela aciona a audiência de forma muito mais efetiva”, afirma. Outra característica interessante das lives é que elas são democráticas e podem trazer bons resultados para micro, pequenos e médios negócios. Mesmo porque basta usar ferramentas gratuitas e populares, como o Instagram ou o YouTube (veja o quadro "Plataforma eficiente", na pág. 53), para gerar conteúdo nesse sentido. “Não importa o tamanho nem o setor. Quem entrega autenticidade com experiência nesse tipo de canal tem tudo para fidelizar o cliente”, explica Rodolfo. Felipe Bratfisch, gerente nacional de marketing de experiência e patrocínios na Cervejaria Ambev, compartilha da mesma opinião. “Por meio das lives e de outras ferramentas digitais, os pequenos e médios De acordo com Felipe, da Ambev, apenas mídias tradicionais caras, como TV, tinham alcance semelhante ao das lives

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