Locaweb Edição 101
// revista locaweb @revistalocaweb 46 // capa / novas regras do jogo O empreendedor pode apenas responder as mensagens enviadas ou ir além e começar uma conversa com o visitante da loja, com o intuito de esclarecer dúvidas e ajudá-lo”, aponta Pedro. Mauricio Salvador, presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), defende que o bom atendimento é um dos melhores caminhos para se destacar entre os concorrentes. Uma das dicas para conquistar isso é adotar várias plataformas de contato e dedicar-se com afinco a todas elas. “As empresas devem deixar todos os canais possíveis abertos para atender seus clientes. Quem deve escolher o meio pelo qual deseja ser atendido, como WhatsApp, e-mail, página no Facebook ou formulário no site, é o consumidor”, comenta. Para que o processo funcione de maneira eficiente, o ideal é treinar quem fará o atendimento via múltiplos canais a centralizar a demanda, de modo a manter o fluxo organizado. A Ozllo, loja virtual focada em moda de luxo, por exemplo, cresceu 491% após a pandemia de covid-19 chegar ao Brasil. Segundo Zoë Póvoa, cofundadora da empresa, o bom relacionamento com os consumidores foi um dos DESCUBRA COMO OFERECER SERVIÇOS DE QUALIDADE E ESTABELECER UM BOM RELACIONAMENTO COM CLIENTES NA NOVA ERA DIGITAL Divulgue, atenda e entregue com eficiência O processo de colocar ou consolidar uma empresa no mundo digital vai além de implementar o home office, aprimorar a gestão a distância e criar uma loja virtual com produtos e serviços. É preciso trabalhar constantemente para aprimorar a experiência do cliente e fidelizar o público. É por isso que o empreendedor deve estar sempre atento a três fatores importantes e que caminham de mãos dadas: atendimento, entregas e exposição. O atendimento, base desse tripé, começa muito antes do contato direto com o consumidor. “O lojista deve tratar a descrição do produto como o primeiro contato com quem deseja comprar algo. Um conteúdo bem-escrito, com informações relevantes, evita que o cliente tenha dúvidas e desista do processo”, explica Pedro Henrique Sobral, coordenador de marketing digital da Tray, unidade de negócios da Locaweb. O especialista destaca ainda que, para atender bem, é importante oferecer um chat online com o objetivo de responder questionamentos da maneira mais ágil possível. “Ele pode ser trabalhado de forma ativa ou passiva.
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