Locaweb Edição 101

45 // capa / as novas regras do jogo // revista locaweb Similarweb Esta plataforma funciona como um “sintetizador” de dados. Ela mostra o número de acessos e o índice de rejeição do site. Além disso, dá para ver a distribuição dos canais de origem de visita, como acesso direto, pesquisa, sites de referência, e-mail marketing e redes sociais. “É uma ferramenta que traz uma boa base e ajuda a entender um pouco mais a dinâmica do mercado”, destaca Thiago. Ubersuggest A ferramenta é focada em SEO (Search Engine Optimization) – um ponto importante para quem pretende criar boas descrições de produtos, atrair clientes organicamente e investir em marketing de conteúdo. “Criada pelo Neil Patel, um gigante na área de marketing, esta solução mostra outros termos procurados pelos usuários, que o empreendedor pode inserir em seu produto para aumentar as vendas. É recomendada para quem quer ter uma visão mais técnica do site”, diz Thiago. Google Trends O recurso do Google foi criado para quem deseja organizar estratégias comerciais e se antecipar a tendências de mercado. Com esta solução, o lojista consegue ver quais são os termos mais pesquisados, os produtos que estão em alta e as dúvidas mais comuns entre os internautas. Ferramentas complementares o empreendedor tem a chance de se valer da parceria para oferecer modalidades como parcelamento via cartão de crédito, boleto e transferência bancária. Quanto mais opções de pagamentos forem disponibilizadas, maiores serão as chances de converter vendas. Depois que todas essas plataformas estiverem em perfeito funcionamento, há ainda mais um passo que todo lojista virtual deve dar. E ele é eterno. Ocorre que o mercado de e-commerce está em constante transformação. A cada ano, novas ferramentas e funcionalidades ajudam a deixar as lojas virtuais mais intuitivas, úteis e seguras. Por isso, é importante que o empreendedor fique sempre de olho nas principais tendências, acompanhando a evolução e as novas necessidades do ramo. “Estamos passando por um momento de grandes mudanças nos hábitos de consumo (veja reportagem na página 28). Naturalmente, a população que ficou em casa por conta da pandemia terá mais confiança para realizar compras online”, acredita Thiago. "Dessa forma, os e-commerces precisam se adaptar às novas demandas que serão criadas, se quiserem continuar vendendo. Rever o planejamento e estabelecer novas metas e estratégias para que a loja cresça é algo fundamental para o sucesso daqui em diante”, completa. E isso inclui investir em componentes como divulgação, atendimento e entrega. Quem trabalha com e-commerce precisa estar sempre ligado nas estatísticas da loja virtual e nas necessidades dos clientes. Existe uma série de ferramentas complementares e gratuitas que ajudam a analisar o panorama geral do mercado e aumentar o número de vendas. Thiago Sarraf, fundador da consultoria Dr. e-commerce, recomenda algumas soluções que podem ser úteis para quem deseja usar as métricas a favor de seu negócio virtual.

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